Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ERIKA MARA NOGUEIRA DE SANTANA TICLE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERIKA MARA NOGUEIRA DE SANTANA TICLE
DATA: 24/11/2021
HORA: 13:00
LOCAL: remoto
TÍTULO:

PERCEPÇÃO DE DOCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: DESMONTE E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO EM TEMPOS DE PANDEMIA     


PALAVRAS-CHAVES:

ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

PANDEMIA

EDUCAÇÃO SUPERIOR        


PÁGINAS: 52
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A presente pesquisa tem por objetivo conhecer e analisar a realidade enfrentada por docentes do ensino superior de pedagogia de uma instituição pública brasileira do interior do estado de Minas Gerais, ao atuar no modelo de ensino remoto emergencial.

O tema vincula-se à área das ciências humanas e o trabalho tem abordagem qualitativa. A metodologia aplicada se da em duas etapas – a primeira consiste na revisão sistemática de literatura e a segunda em entrevistas com docentes que atuam no curso de pedagogia na modalidade do ensino remoto emergencial. A etapa de revisão de literatura encontra-se concluída, com dados inseridos no corpo da pesquisa. Através da etapa de entrevistas pretende-se obter a visão dos docentes, cujos relatos, após transcritos, serão analisados consoante a técnica de análise de Bardin (2016).

A base dos pressupostos teóricos adotados é a filosofia de Marx e Engels e a crítica ao capitalismo. Tendo como referencial teórico a psicologia histórico-cultural preconizada por Vigotski e a pedagogia histórico-crítica preconizada por Saviani, bem como estudos críticos do neoliberalismo de Dardot e Laval, e as reflexões da professora Marilena Chauí e do professor Demerval Saviani sobre os ataques que as universidades públicas brasileiras vêm sofrendo há longa data, é proposta uma reflexão sobre a educação superior pública brasileira, em tempos de pandemia de Covid-19, tendo como parâmetros os preceitos em defesa da Universidade pública, democrática e de qualidade.  


MEMBROS DA BANCA:
Interno - ANTONIO FERNANDES NASCIMENTO JUNIOR (Membro)
Presidente - LARISSA FIGUEIREDO SALMEN SEIXLACK BULHOES (Membro)
Externo ao Programa - LUCIANA SOARES DA SILVA - DED/FAELCH (Membro)
Interno - MARINA BATTISTETTI FESTOZO (Membro)
Notícia cadastrada em: 12/11/2021 14:03
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 29/03/2024 05:51