Banca de DEFESA: FABIO ROBERTO VIEIRA

DISCENTE: FABIO ROBERTO VIEIRA
DATA: 25/11/2021
LOCAL: on line - Google Meet

O ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GEOGRAFIA POR MEIO DE ABORDAGEM LÓGICO-HISTÓRICO DO CONCEITO DE LUGAR

Educação ambiental. Educação geográfica, Teoria Critic

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A presente pesquisa objetiva analisar o processo de significação estabelecido por um grupo de estudantes do sexto ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Lavras MG, por meio de uma unidade didática sobre o conceito de lugar, abordado na geografia para a prática da educação ambiental. Assim, a questão que orienta esta pesquisa é: (i) que elaborações conceituais são produzidas por um grupo de alunos, por meio de uma unidade didática em que se propõe a educação Ambiental na geografia? Para a produção dos dados, optou-se pelo diário de campo, pelas gravações audiovisuais das interações/significações dos estudantes em atividade de estudos e pelos registros escritos produzidos pelos estudantes ao longo do desenvolvimento da Unidade Didática. Os dados produzidos serão analisados por meio de uma metodologia denominada Núcleos de Significação, de forma que as palavras ditas ou escritas possam fomentar uma análise mais profunda a respeito dos processos de significação de cada aluno sobre o uso dos espaços.

Externo à Instituição - VALÉRIA DE OLIVEIRA ROQUE ASCENÇÃO - UFMG (Membro)
Interno - MARINA BATTISTETTI FESTOZO (Membro)
Presidente - JOSE ANTONIO ARAUJO ANDRADE (Membro)
Externo à Instituição - CATARINA TEIXEIRA - UFTM (Suplente)