Banca de DEFESA: LUCIANA MARQUES FARIAS

DISCENTE: LUCIANA MARQUES FARIAS
DATA: 24/11/2021
LOCAL: on line - Google Meet

Encantamentos, Caminhos e Processos: Contribuições do PIBID Biologia 2012-2013 da Universidade Federal de Lavras na Prática Pedagógica de Professoras e Professores de Ciências e Biologia

Formação de Professores. PIBID. Círculo de Bakhtin. Práticas Pedagógicas. Ciências Biológicas

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Este trabalho tem como objetivo geral analisar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) dos anos de 2012-2013 do curso de Ciências Biológicas/licenciatura da Universidade Federal de Lavras, descrevendo e identificando suas contribuições formativas. Além disso, discutir e refletir as influências do PIBID na prática pedagógica de professoras (es) que participaram do subprojeto de Biologia. O primeiro capítulo apresenta as principais problemáticas da educação no Brasil, no que diz respeito ao currículo das licenciaturas, as visões deformadas da ciência, as práticas pedagógicas, sob a égide das políticas educacionais. Dessa forma, o trabalho se justifica pela necessidade de uma formação de professores que promova uma concepção histórico-crítica. O segundo capítulo aborda o PIBID como política de formação de professores, apresentando uma breve revisão sobre trabalhos que levantam as potencialidades deste programa na formação inicial e continuada. Também neste capítulo, iremos descrever o subprojeto PIBID-BIO 2012-2013: as atividades formativas e produções acadêmicas. No terceiro capítulo, iremos apresentar, identificando as vozes que foram descritas no capítulo anterior e como serão analisadas a luz da análise discursiva proposta pelo círculo de Bakhtin. No quarto capítulo, iremos discutir os enunciados. Estes enunciados se referem tanto em relação as contribuições identificadas a partir da descrição do subprojeto, quanto ao que foi incorporado pelas Professoras e Professores após terem se passado 7 anos desde a vivência como bolsistas do PIBID. Dos enunciados que se referem aos relatos dos participantes, desenvolvemos 4 instâncias de discussão: concepção de educação; saber crítico-contextual; saber atitudinal: desafios da docência e PIBID: encantamentos, caminhos e processos. Esses enunciados elucidaram em certa medida, alguns elementos que foram incorporados na prática pedagógica dos sujeitos, como a visão de educação que possuem, a criticidade que detém em relação as problemáticas sociais e o fazer pedagógico no processo de emancipação humana, as posturas e comportamentos sobre os desafios encontrados e as lembranças do processo formativo vivenciadas no Programa. Neste sentido, compreendemos que o PIBID na vida dessas pessoas agiu tencionadamente para a mudança de pensamento e como ampliador de horizontes. Muitas das contribuições identificadas se expressam nas falas dos participantes, e mesmo após esses anos, alguns conseguiram se lembrar das atividades, mostrando o quanto estiveram imersos numa formação crítica e reflexiva.

Externo à Instituição - SIMONE SENDIN MOREIRA GUIMARÃES - UFG (Membro)
Externo ao Programa - JACQUELINE MAGALHAES ALVES - DED/FAELCH (Membro)
Externo ao Programa - BRENO PASCAL DE LACERDA BRITO - DBI/ICN (Suplente)
Externo à Instituição - Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar - UFG (Suplente)