O caminho dos alimentos pela Educação Ambiental: Uma proposta na formação de professores
Formação de professores, Educação Ambiental, Alimentação
O presente trabalho tem como objetivo compreender as possibilidades de formação e trabalho por meio da Educação Ambiental na formação de professores, buscando compreender as potencialidades de tomar a alimentação como um conteúdo da Educação Ambiental, considerando que por meio dela é possível desenvolver um processo educativo que contribua para a compreensão crítica acerca da realidade e, portanto, pode contribuir para a formação de cidadãos ativos que possam agir sobre ela. O trabalho conta com três diferentes etapas, que, apesar de independentes, se articulam entre si. A primeira é uma revisão teórica acerca das questões estudadas: A importância dos conteúdos para a educação e o contexto histórico e questões acerca da Educação Ambiental. O segundo artigo é uma análise de um processo pedagógico desenvolvido com professores em formação estagiários do curso de Ciências Biológicas na UFLA, que, por meio de uma pesquisa nas escolas básicas, buscou a compreensão do ambiente escolar de modo geral por meio da alimentação escolar. O terceiro artigo é uma análise de outro processo educativo na formação de professores, que buscou construir propostas interdisciplinares de trabalho com a alimentação como conteúdo da Educação Ambiental nas escolas básicas.