“A Terra a Quem Pertence?”: Caminhos para uma Educação Ambiental Decolonial
Educação Ambiental Crítica; Ancestralidade, Formação de professores; Terra;
Colonialidade.
Esta dissertação resulta de uma pesquisa acompanhada por um processo educativo na formação de professoras e professores, tematizando a dimensão socioambiental na sua relação com a questão da ancestralidade, passando pelo processo de colonização e seus desdobramentos na colonialidade e configuração da sociedade atual. Apresentamos um olhar que pressupõe que o processo de ocupação colonial, bem como seus desdobramentos na colonialidade do poder contribuiu historicamente para a construção de ideologias hegemônicas, tanto de entre povos como também destes para com a natureza. Assim, consideramos que lutar e agregar a discussão da ancestralidade na dimensão socioambiental significa compreender a exploração das pessoas e do ambiente como resultado de uma ideologia absorvida e reproduzida sobretudo pelos povos de territórios outrora colonizados, reproduzindo uma lógica de dominação, exploração, subalternização e preconceitos que estão ao serviço do modo de organização e produção capitalista. Deste modo, com o objetivo de discutir sobre a questão socioambiental na relação com a ancestralidade, passando pela colonização e seus desdobramentos, vislumbrando possibilidades para a formação inicial e continuada de professoras(es), organizamos e desenvolvemos este trabalho em dois artigos: o primeiro consiste num ensaio teórico onde buscamos fundamentos teóricos para o entendimento da questão socioambiental na sua relação com a questão da ancestralidade, colonização, nos atentando à dimensão étnico-racial; e o segundo, que resulta de um processo educativo no programa Residência Pedagógica cuja pretensão foi de atuar de modo que este grupo se apropriasse da discussão que nos propusemos e, posteriormente, ser capaz de se apropriar da discussão, produzir recursos e elementos importantes para realização de práticas pedagógicas e materiais didáticos conducentes à urgência da equidade para efetivação de uma sociedade efetivamente sustentável.