Formação de professores e a Educação Inclusiva
Formação de professores, educação inclusiva, pessoas com deficiência
Atualmente, alguns obstáculos ainda persistem no sistema educacional brasileiro, sendo um destes, a formação de professores para atuarem com alunos com necessidades educacionais especiais, a fim de serem intermediários no processo de promoção da educação inclusiva a estes alunos.
Portanto, o presente trabalho busca analisar, argumentar e indagar sobre a formação destes profissionais que atuam na Educação Básica, na cidade de Bom Sucesso, município de Minas Gerais Pontuando sobre as dificuldades e as barreiras encontradas socialmente e culturalmente, para que tenha uma educação de qualidade para este público alvo.
Será utilizado o método qualitativo de pesquisa, partindo de uma revisão bibliográfica em que são analisados os dados já coletados de pesquisas sobre a formação de professores e como os mesmos lidam com a educação inclusiva.
Nessa perspectiva, o trabalho propõe aprofundar as pesquisas e voltá-las para os professores de rede regular das escolas estaduais do município de Bom Sucesso-MG, onde será realizado entrevistas com os professores de ciências das escolas em questão, partindo do modelo de entrevista Compreensiva de Jean-Claude Kaufmann. Já os dados serão analisados de acordo com a Analise Conteúdo, proposto por Laurence Bardin.