Banca de QUALIFICAÇÃO: FLÁVIA HÉVILA MARTINS BEZERRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLÁVIA HÉVILA MARTINS BEZERRA
DATA: 29/07/2022
LOCAL: Remoto

CONTRIBUIÇÕES DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM NO
ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Educação Inclusiva, DUA, Ensino de Ciências.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Atualmente no sistema educacional brasileiro, as pessoas com deficiência, transtornos globais desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação têm o direito de acesso e permanência no ensino regular qualquer instituição escolar do país. Por esse motivo, é necessário que o ambiente educacional seja propício para todos, independentemente das especificidades de cada aluno. Com isso, propondo que as escolas este empenhadas em desenvolver um ambiente satisfatório de ensino, que considere as singularidades dos alunos deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação e efetivamente de todos discentes, foi desenvolvido a metodologia do Desenho Universal Para Aprendizagem (DUA).
Portanto, o presente estudo possui o objetivo de investigar como o Desenho Universal Para Aprendiza (DUA) pode contribuir para promoção da inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação no ensino de ciências nas séries iniciais do en fundamental nas redes públicas e particulares de ensino.
Desse modo, por meio de um estudo de campo, a presente pesquisa na forma de um estudo de c comparativo/múltiplo, será desenvolvida com intuito de investigar três escolas no município Juiz de For zona da mata mineira, será escolhido uma escola particular, uma escola municipal e uma estadual, co
finalidade de se realizar entrevistas compreensivas de Kauffmann (2013) com professores (as) e professores de ensino compartilhados, das séries iniciais do ensino fundamental e posteriormente realizar análise conteúdo de Bardin (1977). Buscando analisar, como o DUA pode estar contribuindo para eliminar as barre no processo educativo no ensino de ciências.

Presidente - GUSTAVO COSTA DE SOUZA - UFRJ (Membro)
Interno - LARISSA FIGUEIREDO SALMEN SEIXLACK BULHOES (Membro)
Interno - ANTONIO FERNANDES NASCIMENTO JUNIOR (Suplente)
Externo à Instituição - MYLENE CRISTINA SANTIAGO - UFRJ (Membro)