Banca de DEFESA: EDERSON APARECIDO OLIVEIRA

DISCENTE: EDERSON APARECIDO OLIVEIRA
DATA: 14/12/2022
LOCAL: remoto

A PERCEPÇÃO DOS RESPONSÁVEIS DOS ESTUDANTES DE ESCOLAS PARTICULARES DA CIDADE DE LAVRAS: O CONTEXTO DO ENSINO REMOTO NA PANDEMIA

Aprendizagem. Covid-19. Ensino. Instituições de ensino

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O isolamento social causado pela pandemia da Covid-19, fez com que vários setores se adaptassem a novas formas de realizarem suas atividades, assim foi com sistema educacional. Diante disso, o objetivo deste estudo é analisar quais as percepções dos pais ou responsáveis pelos estudantes de escolas particulares diante do ensino remoto causado pela pandemia na cidade de Lavras. Para tanto, se realizou a aplicação de um questionário semi- estruturado para pais e/ou responsáveis por aluno que cursaram o ensino médio em escolas privadas durante os anos de 2020 e 2021. Foi descrito os dados relativos ao perfil socioeconômico dos participantes; dados relativos à instituição e aos alunos. Com a realização do presente estudo surgiram cinco diferentes categorias de dados: Dificuldades e desafios enfrentados pelos pais/responsáveis pelos alunos; dificuldades e desafios enfrentados pelos estudantes durante a pandemia da Covid-19; Percepção de como foi a aprendizagem dos alunos durante a pandemia da Covid-19; benefícios que o ensino remoto trouxe; e relacionamento da família com a escola. No perfil sócio econômico dos participantes verificou-se maioria do sexo feminino, com idade superior ou igual à 37 anos de idade, sendo a maioria casado. Observou-se que 50,0% deles, possuem ensino superior completo ou pós-graduação. A maioria possui renda familiar de até três salários mínimos. Nos dados relativos à instituição e aos alunos, os participantes eram pais e/ou responsáveis por alunos de seis instituições particulares de Lavras. Verificou-se que a maioria dos participantes se referiram ao ano de estudo de 2021. Sobre a percepção dos pais e/ou responsáveis dos estudantes sobre o contexto do ensino remoto na pandemia, observou-se que as maiores dificuldades enfrentadas por eles diante do ensino remoto proposto pelas instituições de ensino, foram: a falta de tempo para acompanhar os filhos nos estudos, a falta de socialização dos filhos, a baixa qualidade do ensino ofertado e falta de capacitação dos professores. Sobre a aprendizagem, as declarações foram divergentes, mas a maioria acredita que o esforço do filho e o auxílio da família foram fatores essenciais, juntamente com a capacitação do professor, em passar conhecimento e promover o desenvolvimento do aluno. Mesmo assim, a maioria afirma que a aprendizagem foi prejudicada pelas condições que foram realizadas. No que diz respeito ao relacionamento das famílias com a escola, verificou-se que não houveram muitos problemas em relação as mensalidades. Portanto, percebe-se que o ensino remoto que foi imposto durante a pandemia da Covid-19 propôs uma aprendizagem fraca e deficiente para os alunos, da qual o desempenho do aluno influenciou muito o resultado dessa forma de ensino.

Externo à Instituição - VICTOR HENRIQUE DE RESENDE - UNILAVRAS (Membro)
Interno - MARINA BATTISTETTI FESTOZO (Suplente)
Externo ao Programa - MARCO TULIO MENDES FERREIRA - DBI/ICN (Suplente)
Externo à Instituição - LUCIANA DA SILVA - ND (Membro)