Banca de QUALIFICAÇÃO: PALOMA MARTINS FERREIRA

DISCENTE: PALOMA MARTINS FERREIRA
DATA: 09/03/2023

UM DIÁLOGO ENTRE A CULTURA DOS POVOS INDÍGENAS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO ÂMBITO DO PIBID: CONSTRUÇÃO DE VÍDEOS COMO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO REMOTO

Povos indígenas. Educação. Formação inicial de professores

A população brasileira apresenta uma grande diversidade sociocultural, resultante da miscigenação entre diferentes etnias, como africanas, indígenas e europeias. Entretanto, tem prevalecido na sociedade um modelo hegemônico, que supervaloriza as culturas dominantes, enquanto que, as demais são silenciadas e omissas. Os povos indígenas enfrentam essa problemática, visto que, tem sua cultura silenciada e não reconhecida pela sociedade. Essa opressão que esses povos sofrem tem reflexo no ambiente escolar já que, essa temática não é muito discutida e quando é feita, é promovida de forma superficial e fragmentada. Isso acontece devido as dificuldades que os professores encontram para promover discussões nesse âmbito. Por isso, é essencial refletir sobre a formação inicial de professores. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do diálogo entre aspectos da cultura indígena e a formação inicial de professores a partir das atividades desenvolvidas na disciplina Ciências e Culturas Descolonizadoras pelos alunos participantes do Pibid do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras. Para isso, esse estudo empregou a abordagem qualitativa de pesquisa e envolveu a participação de dezesseis estudantes. Esses alunos participaram de uma disciplina de pós-graduação e ao término desenvolveram uma atividade com o objetivo de estabelecer um diálogo entre a cultura dos povos indígenas e o ensino de ciências e biologia. Após o desenvolvimento dessa atividade os estudantes fizeram relatos abordando as contribuições dessa prática para a formação inicial de professores. Assim, os dados obtidos através desses relatos serão analisados através da análise de conteúdo e categorização conforme é proposto por Minayo.

Interno - KAREN LUZ BURGOA ROSSO (Membro)
Externo ao Programa - CELSO VALLIN - DED/FAELCH (Suplente)
Interno - BRENO PASCAL DE LACERDA BRITO (Membro)
Presidente - ANTONIO FERNANDES NASCIMENTO JUNIOR (Membro)