Relações entre Agroecologia e Educação Ambiental: reflexões sobre uma proposta de ensino.
Agroecologia. Educação Ambiental. Formação de Professores
O presente trabalho busca refletir sobre as possibilidades de um plano de aula para a formação de professores/ras que tem como tema a agroecologia em contraposição com o agronegócio, como um eixo da educação ambiental e como referencial teórico bem como para a metodologia da prática educativa utilizamos a Pedagogia Histórico Crítica. Assim, tendo como base a metodologia qualitativa analisou o desenvolvimento de uma atividade pedagógica em um Grupo de estudos em Educação Ambiental Crítica de perspectiva interdisciplinar composto por estudantes de graduação pós-graduação e professora. Para a análise das atividades desenvolvidas, que se utilizou da metodologia qualitativa e das rodas de conversa, foram construídos dois artigos científicos: o primeiro é um estudo do momento inicial da prática educativa que buscou a partir de uma visita virtual à casa - Museu - do artista Cândido Portinari e suas obras, provocar discussões a respeito do contexto social, histórico, político e ambiental do modelo rural de produção no seu tempo – ainda tão presente atualmente. O segundo artigo buscou relatar e analisar as atividades desenvolvidas no Grupo de estudo JACI, que tomaram a agroecologia como conteúdo da Educação Ambiental na formação de professores. Concluímos que é possível estabelecer um plano de aula em agroecologia como eixo da educação ambiental para a formação de professores, pois o processo educativo mostrou potencialidades das compreensões de forma crítica da relação sociedade e natureza no sistema capitalista.