Banca de QUALIFICAÇÃO: FLÁVIO OLIVEIRA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLÁVIO OLIVEIRA SANTOS
DATA: 31/05/2023
LOCAL: ON LINE

TEMPO EXTRA-AULA: possibilidades e visões sobre a sua consecução em relação a formação continuada de professores.

Formação de professores; Tempo extra-aula; Tempo extraclasse; Formação continuada.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências

O presente trabalho se propõe a discutir e analisar a consecução do tempo extra-aula e como este impacta na formação continuada de professores dos anos finais do ensino fundamental de uma escola estadual localizada na cidade de Varginha/MG. O objetivo foi investigar e refletir sobre as condições de realização do tempo extra-aula e suas implicações sobre os sujeitos envolvidos, buscando compreender a percepção destes em seu discurso acerca das possibilidades e problemáticas manifestantes neste tempo. Para que isso seja possível partimos de uma contextualização histórica de pontos importantes para a educação brasileira, traçando uma linha cronológica até tempos atuais. Tal contextualização ocorre uma vez que, a educação foi reformulada diversas vezes, mas sempre houve um binômio que a permeou, de um lado os opressores e de outro os oprimidos. Através de tal percepção foi possível propor alternativas para contrapor tal realidade. Mais a frente discutimos a relação entre docentes e o tempo da escola, neste momento buscamos entender como se dá a organização do tempo dentro da escola enquanto instituição, para que assim possamos ter um contraponto entre a literatura e a manifestação. Esta análise se dá através da revisão das leis que regulamentam o tempo extra-aula no Brasil e no Estado de Minas Gerais, bem como em diversos autores que discorreram sobre o assunto. Por fim, realizamos a análise dos dados coletados através das entrevistas semiestruturadas realizadas com as professoras e professores participantes. Os dados foram tratados partindo da análise do discurso dos participantes levando em conta o contexto no qual estão inseridos e refletindo sobre a sua manifestação e realização de acordo com as propostas apresentadas enquanto objeto de estudo.

Interno - MARINA BATTISTETTI FESTOZO (Suplente)
Presidente - MARCO ANTONIO VILLARTA NEDER (Membro)
Externo à Instituição - DEDILENE ALVES DE JESUS OLIVEIRA - UEMG (Suplente)
Externo à Instituição - CELSO VALLIN - NENHUMA (Membro)