O ENSINO DE ÉTICA DAS VIRTUDES A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA FRERIANA
Educação Ambiental. Ética. Virtudes. Autonomia
Neste trabalho buscamos investigar as contribuições do ensino de ética das virtudes que é uma abordagem ética que se concentra no desenvolvimento de virtudes pessoais incentivando as pessoas a buscar um caráter virtuoso em todas as áreas de suas vidas, a partir de uma perspectiva da Educação Ambiental freireana. Para tanto, foram elaborados dois artigos que versam sobre esse tema e correspondem à estrutura desse trabalho. O primeiro artigo aborda a Educação Ambiental freireana e a ética das virtudes. Apresenta o tema e o contexto da crise ambiental e sua relação com a Educação Ambiental. Em seguida, são explorados o pensamento de Paulo Freire e sua vertente da educação ambiental, destacando a importância do debate ético na formação das pessoas e suas contribuições para a Educação Ambiental. O segundo artigo foca na possibilidade de elaboração de uma sequência didática a ser desenvolvida em uma turma da EJA, para o ensino de Educação Ambiental e de ética das virtudes, utilizando o curta metragem Way of Giants, “Caminho dos Gigantes” de Alois Di Leo e Sinlogo Animation, o filme é uma busca poética pela razão e propósito da vida, explora as forças da natureza e a nossa conexão com a terra e os seus elementos. Neste estudo considera-se o conhecimento da Pedagogia da Autonomia e a Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire como base filosófica para interpretação e reflexão pessoal sobre os saberes propostos, de forma a servir de instrumento para proporcionar uma reflexão sobre a prática educativa ética.