BURACOS NEGROS E ELETRICIDADE: DESPERTANDO E ANALISANDO A CURIOSIDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DO PROJETO CURUMIM DE NEPOMUCENO
experiência; práticas educativas; ciência; educação, buraco negro, eletricidade, sociedade
Neste trabalho, objetivamos explorar o impacto do ensino de ciências, com ênfase em astronomia, eletricidade e conceitos relacionados a buracos negros, no desenvolvimento da educação científica e ambiental de estudantes do Ensino Fundamental. Partindo de um projeto educacional no município de Nepomuceno, buscamos inicialmente despertar a curiosidade das crianças em relação a temas como astronomia, lua, sol, eletricidade e buracos negros. À medida que o projeto avançou, observamos mudanças significativas nas concepções de educação.
Neste contexto, refletimos sobre a importância de uma abordagem de ensino que promova a aprendizagem por meio da exploração e da ludicidade. Reconhecemos que o aprendizado se dá de maneira mais eficaz quando os estudantes têm a oportunidade de se envolver ativamente, brincando e explorando conceitos científicos complexos. Além disso, analisamos como o projeto 'CURUMIM de Nepomuceno' contribui para a formação de cidadãos mais conscientes da relação entre ciência, sociedade e meio ambiente, incentivando a curiosidade e o interesse pelo mundo que os cerca.