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Banca de DEFESA: HEITOR VIEIRA PASSOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HEITOR VIEIRA PASSOS
DATA: 27/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Anfiteatro de Fisica
TÍTULO:

DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM ESCOLAS ESTADUAIS DURANTE A PANDEMIA: UM RECORTE DE LAVRAS E IJACI, MG



PALAVRAS-CHAVES:

Metodologias de ensino, COVID-19, Escolas públicas estaduais, Análise de conteúdo, redes complexas.


PÁGINAS: 113
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências
RESUMO:

O presente trabalho buscou investigar o contexto de ensino da área de Ciências da Natureza nas escolas públicas estaduais localizadas nos municípios de Lavras - MG e Ijaci -MG durante a pandemia do COVID-19, sendo que três escolas concordaram em participar da pesquisa, duas em Lavras e uma em Ijaci (única escola estadual do município), as três instituições de ensino são Escola Estadual Azarias Ribeiro, Escola Estadual Firmino Costa e Escola Estadual Maurício Zákhia. Após o aceite das instituições, entrou-se em contato com os professores das disciplinas de Ciências, Biologia, Química e Física, no intuito de recrutar voluntários para responder a pesquisa, totalizando 10 professores. Em seguida, encaminhou-se aos participantes um questionário para que respondessem; para a análise de dados, utilizou-se a Análise de conteúdo de Bardin (1977), a  teoria das redes complexas com auxílio do software Iramuteq para o tratamento das respostas e montagem das categorias de análise, a partir destas categorias, constatou-se que grande parte das metodologias utilizadas pelos professores foram na contramão das metodologias utilizadas nacionalmente, enquanto a maior parte do Brasil aumentava sua presença nas redes sociais, uma parcela dos docentes de Lavras e Ijaci lançou mão dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, aumentando o uso de recursos audiovisuais; as dificuldades apresentadas estão para a presença dos discentes, que por mais de uma vez encontram-se desmotivados e ausentes das aulas síncronas ou assíncronas, sendo que outra parcela das dificuldades advém das consequências do contexto, como a pouca familiaridade com as tecnologias da informação e comunicação (TIC), tanto pelos professores quanto pelos estudantes, a necessidade de reestruturação de planejamentos e problemas socioeconômicos que dificultaram o acesso às TIC e a permanência dos educandos na escola. Concluída a parte anterior, constatou-se os professores para pedir uma entrevista, contudo, um único professor mostrou-se aberto a uma entrevista para aprofundar as questões abordadas no questionário, o que levou, primeiramente, a reforçar as metodologias e dificuldades encontradas, com foco em três aspectos, o campo pessoal do professor, sua interação com a escola e sua interação com os educandos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FELIPE ANDRADE VELOZO - UNIFAL (Membro)
Externo à Instituição - LAYSA GONÇALVES MARTINS - EPCAR (Suplente)
Externo ao Programa - PAULO RICARDO DA SILVA - DQI/ICN (Membro)
Interno - KAREN LUZ BURGOA ROSSO (Suplente)
Interno - ROSANGELA ALVES TRISTAO BOREM (Membro)
Presidente - JOSE ALBERTO CASTO NOGALES VERA (Membro)
Notícia cadastrada em: 15/03/2024 14:22
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