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Banca de DEFESA: PALOMA MARTINS FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PALOMA MARTINS FERREIRA
DATA: 29/04/2024
HORA: 18:00
LOCAL: Museu de História Natural - Campus Histórico
TÍTULO:

CIÊNCIAS E CULTURAS DESCOLONIZADORAS: ANÁLISE DE UMA APROXIMAÇÃO ENTRE O PIBID E A DISCIPLINA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E AMBIENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Povos indígenas. Educação. Formação inicial de professores


PÁGINAS: 89
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A população brasileira apresenta uma grande diversidade sociocultural, resultante da miscigenação entre diferentes etnias, como africanas, indígenas e europeias. Entretanto, tem prevalecido na sociedade um modelo hegemônico, que supervaloriza as culturas dominantes, enquanto que, as demais são silenciadas e omissas. Os povos indígenas enfrentam essa problemática, visto que, tem sua cultura silenciada e não reconhecida pela sociedade. Essa opressão que esses povos sofrem tem reflexo no ambiente escolar já que, essa temática não é muito discutida e quando é feita, é promovida de forma superficial e fragmentada. Isso acontece devido as dificuldades que os professores encontram para promover discussões nesse âmbito. Por isso, é essencial refletir sobre a formação inicial de professores. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do diálogo entre aspectos da cultura indígena e a formação inicial de professores a partir das atividades desenvolvidas na disciplina Ciências e Culturas Descolonizadoras pelos alunos participantes do Pibid do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras. Para isso, esse estudo empregou a abordagem qualitativa de pesquisa e envolveu a participação de dezesseis estudantes. Esses alunos participaram de uma disciplina de pós-graduação e ao término desenvolveram uma atividade com o objetivo de estabelecer um diálogo entre a cultura dos povos indígenas e o ensino de ciências e biologia. Após o desenvolvimento dessa atividade os estudantes fizeram relatos abordando as contribuições dessa prática para a formação inicial de professores. Assim, os dados obtidos através desses relatos foram analisados através da análise de conteúdo e categorização conforme é proposto por Minayo. Foi possível organizar os dados em quatro categorias. Assim, através dos resultados, pôde-se perceber o quanto foi importante a aproximação entre o Pibid e a disciplina Ciências e Culturas Descolonizadoras para a formação inicial de professores.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ANTONIO FERNANDES NASCIMENTO JUNIOR (Membro)
Externo à Instituição - EMERSON FERREIRA DE OLIVEIRA - ND (Membro)
Interno - JENNIFER CAROLINE DE SOUSA (Suplente)
Interno - LAISE VIEIRA GONCALVES RIBEIRO (Membro)
Externo à Instituição - LUCIANA DA SILVA - ND (Suplente)
Notícia cadastrada em: 15/04/2024 09:49
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