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Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIEL ANGELO CAMPOS VARGAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIEL ANGELO CAMPOS VARGAS
DATA: 30/04/2024
HORA: 08:00
LOCAL: LECA - Laboratório de Educação Científica e Ambiental
TÍTULO:

 

MÚSICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA:
UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO PIBID DE BIOLOGIA DA UFLA


PALAVRAS-CHAVES:

PIBID; Formação de professores; Música; Encantamento.


PÁGINAS: 47
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A pergunta de pesquisa que orienta este trabalho é: “Como os estudantes do
PIBID de Biologia da UFLA participantes do projeto 2020-2022 perceberam a estratégia
pedagógica a qual propôs estabelecer um diálogo entre a educação científica e a música na
sua formação?”. Assumindo que a formação cultural pode influenciar nas direções em que
os sujeitos em formação percebem a realidade, considera-se de grande relevância a
presença da música e o debate de suas expressões no ambiente de formação docente. Tendo
em vista que a formação de professores é uma área construída historicamente e que sua
constituição se deu a partir de uma relação política, cultural e social numa sociedade de
classes, percebe-se que a área ainda sofre influências de uma perspectiva tradicional e
conservadora, que forma professores para reproduzirem um modelo capitalista de
educação. Assim, visando construir uma proposta para uma educação emancipadora, que
forme cidadãos capazes de pensar sua realidade de maneira autônoma, se faz relevante uma
busca por uma formação docente que forme professores capazes de transformar o potencial
da educação que, até então se mostra uma ferramenta de expansão da maquinaria produtiva
capitalista, para uma educação que liberte efetivamente a classe trabalhadora no aspecto
intelectual. Tal proposta envolve uma transformação tanto dos estudos teóricos quanto
práticos, significa propor uma formação docente que discuta os aspectos políticos, sociais,
culturais, ambientais e midiáticos que se misturam na realidade social e ainda formar
professores capazes de construir práticas pedagógicas que fogem dos moldes tradicionais,
com metodologias não expositivas, problematizadoras e que buscam transcender a
disciplinaridade e seus prefixos possíveis (inter, trans, multi e etc). A pesquisa irá
debruçar-se sobre as avaliações escritas pelos alunos numa proposta avaliativa onde
expressaram suas impressões acerca das contribuições da música para sua formação, além
de descrever as práticas pedagógicas gravadas durante o período de pandemia. A análise
dos dados assume um caráter de pesquisa qualitativa, com análise de conteúdo e
categorização por frequência das ideias em comum que se expressam nas avaliações
escritas pelos estudantes.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - VICTOR HENRIQUE DE RESENDE - UNILAVRAS (Membro)
Externo à Instituição - MARCO TULIO MENDES FERREIRA - ND (Suplente)
Presidente - LAISE VIEIRA GONCALVES RIBEIRO (Membro)
Interno - JENNIFER CAROLINE DE SOUSA (Suplente)
Interno - ANTONIO FERNANDES NASCIMENTO JUNIOR (Membro)
Notícia cadastrada em: 15/04/2024 15:50
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