Banca de DEFESA: DANIEL AMORIM VIEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIEL AMORIM VIEIRA
DATA: 16/07/2021
LOCAL: Videoconferência pelo Google Meet

Selection of salt tolerant rice genotypes and sodium effect in a high CO2 environment under photosynthesis, allocation and production

Salinidade, Mudanças climáticas e Oryza sativa L.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

Nos últimos anos vem aumentando a preocupação com os efeitos das mudanças climáticas, em especial o aumento da emissão de CO2 que vem causando efeitos diretos sobre a produção vegetal por influenciar nos processos fotossintéticos, em especial plantas que apresentam à via C3, por contribuir na supressão da fotorrespiração e com isto uma redução na assimilação de nitrogênio. Um elemento que poderá trazer amenização dos efeitos do aumento de CO2 é o sódio (Na +) por possuir ação direta na assimilação do nitrogênio, na regeneração do Fosfoenolpiruvato carboxilase (PEPcase). Em quantidades baixas a moderada o Na + é benéfico para as plantas, contudo em excesso é altamente danoso para os vegetais. O arroz apresenta grande importância socioeconômica, sendo consumido por mais da metade da população mundial e que nos próximos anos aumentará consideravelmente e com isso à sua demanda por alimento em um cenário de mudanças climáticas. Foram realizados dois experimentos a fim de atender os objetivos do trabalho. No primeiro experimento objetivo foi selecionar uma linhagem de arroz de terras altas tolerante ao Cloreto de sódio (NaCl) para ser conduzida no segundo experimento em um cenário de alta concentração de CO2. O primeiro experimento foi em casa de vegetação com o delineamento em blocos inteiramente casualizado (DBC) e em esquema fatorial duplo, sendo o primeiro fator as dez linhagens de arroz de terras altas e o segundo fator de variação foi as concentrações de NaCl (0, 3, 15, 45 mmol por litro) e 5 repetições totalizando 200 parcelas. As características que foram avaliadas: teor de clorofila total, teor de matéria seca da parte aérea e radicular, fenologia, variáveis de produção, sendo que as trocas gasosas foram avaliadas em duas fases fenológicas V6 e V13. No primeiro experimento, as linhagens L1, L4 e L5 apresentaram aumento na taxa de mortalidade com as maiores doses de NaCl e mostraram-se sensíveis à solução salina nos estágios iniciais de desenvolvimento. Ao final do ciclo, utilizando a produção de grãos por planta (GWP) como indicador do desempenho da planta sob salinidade, L6, L7 e L8 apresentaram os melhores resultados. L6 apresentou o maior GWP, enquanto L7 e L8 apresentaram a menor redução na GWP com aumentos de NaCl, essas linhagens são recomendadas para testes posteriores para avaliação do impacto do estresse salino na cultura do arroz. Através dos resultados do primeiro experimento foi escolhido a L6(CMG-2085), sendo a mais produtiva e a concentração de 3 mmol. L-1 de NaCl para o segundo experimento em câmara de topo aberto com as condições climáticas controladas. O delineamento foi blocos inteiramente casualizado (DBC) sendo em esquema fatorial, com dois fatores de variação: duas concentrações de CO2 (400 e 700 μmol mol-1) e duas concentrações de NaCl (0, 3 mmol. L-1). Os dados de ambos os experimentos foram submetidos normalidade dos dados e na sequência a análise de variância e quando significativos a teste de médias e a análise de regressão. Os resultados do segundo experimento, mostraram que a dose de 3 mmol. L-1 de NaCl mostrou benefícios com aumento de GWP para a linhagem de arroz de terras altas (CMG 2085) nas condições atuais e reduziu os efeitos positivos com o aumento da concentração de CO2. Contribuiu com aumento do teor de N em condições elevadas de CO2, evitando a antecipação do florescimento e otimização da alocação de fotoassimilados para o aumento na produção de grãos.

Externo à Instituição - ANE MARCELA DAS CHAGAS MENDONÇA - UFS (Suplente)
Externo à Instituição - CARLA PINHEIRO - UNL (Membro)
Externo à Instituição - CLAUDIVAN FEITOSA DE LACERDA - UFC (Membro)
Interno - VITOR DE LAIA NASCIMENTO (Membro)