Notícias

Banca de DEFESA: THALES HENRIQUE CHERUBINO RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THALES HENRIQUE CHERUBINO RIBEIRO
DATA: 30/01/2023
HORA: 11:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

GENE REGULATORY NETWORKS: CO-EXPRESSION MODULES OF PROTEIN CODING GENES AND SMALL RNAS GOVERNING ESSENTIAL BIOLOGICAL PROCESSES IN Coffea arabica L.


PALAVRAS-CHAVES:

Genome, Transcriptome, Coffea arabica, Molecular Biology


PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

A planta de café é a fonte de uma das commodities mais negociadas. Da colheita, processamento e comercialização, o grão de café movimenta um mercado internacional do qual depende a vida de milhões de pessoas. O avanço da biologia molecular está tornando possível a investigação de como complexas redes de elementos reguladores coordenam o funcionamento dos organismos. O progressivo entendimento de como as plantas funcionam vem promovendo sucessivas evoluções tecnológicas que garantiram uma maior oferta que procura de alimentos. Estas sucessivas quebras de fronteiras no conhecimento fitotécnico estão ocorrendo ao longo de séculos de civilização. Uma das fronteiras mais imediatas no momento é molecular. Entender como as plantas organizam seus processos fisiológicos ao nível molecular pode ser o caminho para finalmente conciliar a agricultura ao desenvolvimento sustentável. Este trabalho de tese tem por objetivo contribuir no esforço de revelar como sucessivas camadas de processamento de dados biológicos são integradas para controlar o metabolismo de Coffea arabica. A partir de dados de sequenciamento do genoma e transcriptomas de café foi possível identificar fenômenos evolucionários de balanceamento do número de genes, predizer e comprovar a ocorrência de metabólitos e revelar diferentes tipos de RNA envolvidos no controle do florescimento de Coffea arabica. Nossas descobertas relacionadas à organização e tendências evolutivas do genoma podem guiar futuros trabalhos com o objetivo de manter a continuidade do cultivo de café.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - TEODORICO DE CASTRO RAMALHO - DQI/ICN (Membro)
Externo à Instituição - Michael Eric Schranz - WAGENINGEN (Membro)
Externo à Instituição - Marie Mirouze - IRD (Membro)
Externo à Instituição - MATHEUS DE SOUZA GOMES - UFU (Suplente)
Externo ao Programa - EVANDRO NOVAES - DBI/ICN (Suplente)
Externo à Instituição - Blake C Meyers - ND (Membro)
Presidente - ANTONIO CHALFUN JUNIOR (Membro)
Notícia cadastrada em: 24/01/2023 07:29
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 26/04/2024 12:35