Notícias

Banca de DEFESA: OTAVIO VITOR SOUZA ANDRADE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: OTAVIO VITOR SOUZA ANDRADE
DATA: 15/09/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Anfiteatro do Setor de Fisologia Vegetal - DBI/ICN
TÍTULO:

Mecanismos fisiologicos induzidos pelo iodato de potassio via solo na mitigação de estresse por déficit hidrico em cafeeiros (Coffea arabica L.). 


PALAVRAS-CHAVES:

Iodo, seca, elemento benéfico, metabolismo antioxidante


PÁGINAS: 32
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitotecnia
ESPECIALIDADE: Fisiologia de Plantas Cultivadas
RESUMO:

A crescente populacional tem aumentado a demanda pela produção de alimentos. Entretanto, as mudanças climáticas e seus impactos como o aumento da escassez hídrica, limita o aumento da produção agrícola. O déficit hídrico afeta diretamente o desenvolvimento das plantas, contudo, estratégias como a utilização de substâncias exógenas para atenuar os efeitos desse estresse tem se tornado uma alternativa promissora. Dentre essas estratégias, a aplicação de iodo (I) tem demonstrado bons resultados na melhoria da eficiência fotossintética e no estímulo do sistema antioxidante em plantas sob estresses, porém há poucos resultados relatados para mitigação do déficit hídrico. Assim, um experimento foi realizado, onde plantas de cafeeiro foram cultivadas em vasos de 10 litros dispostos em delineamento inteiramente casualizado com 4 repetições em cada tratamento . Foram testados 5 tratamentos, relacionado a 4 doses de iodato de potássio (KIO3): 0.0, 2.5, 5.0 e 10 mg dm-3 de solo em plantas submetidas ao déficit hídrico, mais tratamento sem aplicação de KIO3 e sem déficit hídrico. Em nosso estudo, foi possível observar a influência do déficit hídrico no declínio de biomassa e crescimento relativo do cafeeiro. Entretanto, a aplicação de 2.5 mg dm-3 de KIO3, atenuou o déficit hídrico, aumentando a eficiência fotossintética, conteúdo relativo de água (WRC), índice de tolerância ao déficit hídrico (WDTI), teor de pigmentos e osmólitos, além da ativação do sistema enzimático antioxidante ocasionando um declínio no conteúdo de MDA. Os efeitos descritos anteriormente em conjunto proporcionaram ganhos em biomassa e características biométricas promovendo um melhor desenvolvimento de plantas de cafeeiro submetidas ao déficit hídrico. As doses de 5.0 e 10.0 mg dm-3 de KIO3 proporcionaram uma maior ativação do sistema antioxidante, porém sem influenciar o desenvolvimento das plantas comparado a plantas sem KIO3 sob déficit hídrico, o que sugere um possível excesso na aplicação de KIO3. A aplicação de 2.5 mg dm-3 KIO3 via solo, pode modular vários processos metabólicos e bioquímicos permitindo uma melhoria do desenvolvido das plantas de cafeeiro submetidas ao déficit hídrico.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FERNANDO CESAR BACHIEGA ZAMBROSI - UFRCP (Membro)
Presidente - PAULO EDUARDO RIBEIRO MARCHIORI (Membro)
Interno - VITOR DE LAIA NASCIMENTO (Suplente)
Externo à Instituição - WILLIAN RODRIGUES MACEDO - UFV (Membro)
Notícia cadastrada em: 05/09/2023 16:22
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 28/04/2024 06:21