Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSAINA DE SOUSA VENEGA

DISCENTE: ROSAINA DE SOUSA VENEGA
DATA: 04/03/2024
LOCAL: Sala virtual

INFLUÊNCIA DAS INTERAÇÕES ENTRE FÓSFORO E ZINCO SOBRE O METABOLISMO CENTRAL E A PRODUÇÃO DE PLANTAS DE PARICÁ E GUAPURUVU

Reflorestamento; Espécies nativas; Fisiologia vegetal; Nutrientes; Conservação.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Botânica
SUBÁREA: Fisiologia Vegetal
ESPECIALIDADE: Nutrição e Crescimento Vegetal

O reflorestamento no Brasil desempenha um papel importante na conservação da biodiversidade e na recuperação de áreas degradadas. O uso de espécies nativas é fundamental para garantir a adaptação das plantas às condições locais e para preservar a diversidade biológica. A fisiologia vegetal, que estuda o funcionamento das plantas e sua interação com o ambiente, desempenha um papel crucial no desenvolvimento adequado das espécies vegetais, permitindo a aplicação de técnicas de manejo e conservação adequadas, como a adubação e a irrigação. Na produção de mudas para reflorestamento, é essencial considerar questões nutricionais, como a escolha de substratos adequados e a aplicação correta de fertilizantes, sendo o fósforo e o zinco nutrientes fundamentais para o desenvolvimento das plantas. As espécies Paricá e Guapuruvu são relevantes tanto para a conservação da biodiversidade quanto para a produção de madeira, possuindo importância econômica e ambiental significativa. No entanto, ainda há poucos estudos sobre a interação desses nutrientes no solo no contexto dessas espécies, tornando necessário realizar mais pesquisas para compreender melhor suas necessidades nutricionais e promover uma conservação adequada e sustentável. Neste projeto, a hipótese é de que a presença combinada de fósforo e zinco pode afetar o metabolismo central e a produção de plantas de Paricá e Guapuruvu, buscando obter uma compreensão mais aprofundada das interações entre esses nutrientes.

Presidente - VITOR DE LAIA NASCIMENTO (Membro)
Externo à Instituição - PRISCILA BEZERRA DE SOUZA - UFT (Membro)
Externo à Instituição - LEANDRO ELIAS MORAIS - IFMG (Suplente)
Interno - DINORAH MORAES DE SOUZA MARÇAL - UFV (Suplente)