Notícias

Banca de DEFESA: WISNER COIMBRA DE PAULA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WISNER COIMBRA DE PAULA
DATA: 13/03/2020
HORA: 08:00
LOCAL: Sala de Defesas
TÍTULO:

INFLUÊNCIA DA GEOMETRIA DE TREMONHAS CONCÊNTRICAS E EXCÊNTRICAS NOS ESFORÇOS DE SILOS ESBELTOS METÁLICOS.


PALAVRAS-CHAVES:

silo piloto, cargas estáticas e dinâmicas, normas internacionais de cálculo, pressão normal, descarga excêntrica, esforços de tração.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Engenharia Agrícola
SUBÁREA: Construções Rurais e Ambiência
RESUMO:

Os silos verticais esbeltos são estruturas de armazenamento cujas tensões e deformações nas tremonhas concêntricas e excêntricas ainda requerem estudos para seu completo conhecimento, pois há grande variabilidade nas pressões devidas ao produto armazenado ou à geometria da estrutura. O objetivo deste trabalho científico, técnico e aplicado foi avaliar as pressões exercidas pelo armazenamento de milho nas paredes de diversas geometrias de tremonhas, além dos esforços de tração nos dispositivos que ligam estas ao corpo do silo piloto e dos esforços axiais nos seus  pilares. Propôs-se, portanto, a análise do comportamento estrutural das tremonhas instaladas em um silo piloto, cujo projeto baseia-se no princípio de modelos de Pieper e Schütz (1980), utilizado como padrão pela norma alemã DIN 1055-6 (2000). Estas tremonhas foram avaliadas quando submetidas às cargas estáticas e dinâmicas (carregamento, armazenamento e descarregamento) de grãos de milho. A partir destes resultados de pressões, compararam-se com as teorias de Janssen (1895) e Walker (1966) e com as principais normas internacionais de cálculo silos esbeltos (ISO 11697:2012, EN 1991-4:2006 e AS 3774:1996). Os resultados mostraram que as pressões normais nas tremonhas são dependentes de sua geometria, ocorrendo grande variação desses esforços com a excentricidade da boca de descarga, com a inclinação das suas paredes, com a geometria da parede do corpo do silo (neste trabalho foram estudadas paredes lisas e onduladas) ou com a condição de carregamento ou descarregamento do silo. Estas mesmas variáveis, objetos deste estudo, mostraram grande influência nos esforços de tração nos dispositivos que sustentam as tremonhas no silo e nas cargas verticais que são transmitidas aos pilares. Estas informações se fazem importantes, pois são necessárias ao projeto e desenvolvimento de equipamentos e silos objetivando o manuseio seguro e econômico do produto, visando à integridade da estrutura e equipamentos durante o processamento de produtos armazenados (enchimento e esvaziamento).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - FRANCISCO CARLOS GOMES (Membro)
Interno - TADAYUKI YANAGI JUNIOR (Membro)
Externo ao Programa - LUCAS HENRIQUE PEDROZO ABREU - DEG (Suplente)
Externo ao Programa - ANDRE GERALDO CORNELIO RIBEIRO - DRS (Suplente)
Externo à Instituição - JOSE WALLACE BARBOSA DO NASCIMENTO - UFCG (Membro)
Externo à Instituição - ILDA DE FÁTIMA FERREIRA TINÔCO - UFV (Membro)
Externo à Instituição - PEDRO JOSÉ AGUADO RODRIGUEZ - UFLA (Membro)
Notícia cadastrada em: 02/03/2020 17:17
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 13/05/2024 20:03