Apresentação

Imagem de Apresentação PPGEA 

 

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA) foi criado em março de 1990 na antiga Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), atualmente Universidade Federal de Lavras (UFLA).


O PPGEA, com os cursos de mestrado e doutorado, tem como principais objetivos formar, capacitar e qualificar profissionais para atuar em ensino, pesquisa e extensão, além de exercer funções executivas na área da Engenharia Agrícola, gerando conhecimentos, tecnologias, inovações, produtos e processos.

 

O corpo docente está composto por doutores formados em renomadas instituições do Brasil e do Exterior, compatível com a demanda gerada pelas disciplinas e linhas de pesquisa.


Os processos seletivos para ingresso no PPGEA são realizados semestralmente a partir de editais publicados pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da UFLA.


Aos concluintes dos cursos mestrado e doutorado serão conferidos os respectivos títulos de de Mestre em Ciências e Doutor em Ciências, na área de concentração em Engenharia Agrícola.

 

 

 

LINHAS DE PESQUISA

 

O PPGEA possui uma área de concentração em Engenharia Agrícola, na qual encontram-se as seguintes linhas de pesquisa:

 

  • Construções, Ambiência e Tratamento de Resíduos: A linha de pesquisa em Construções, Ambiência e Tratamento de Resíduos tem como principal objetivo proporcionar ao discente formação capaz de projetar, desenvolver, gerenciar e operar a ambiência das construções, os tipos e qualidade dos materiais empregados e as técnicas construtivas, visando maior adequação, conforto, otimização e redução dos custos bem como uso de materiais alternativos com destinação e tratamento adequado de resíduos oriundos da produção agropecuária.

 

  • Instrumentação: A linha de pesquisa Instrumentação inserem-se projetos de pesquisa e disciplinas relacionadas a medição e monitoramento de grandezas físicas associadas à materiais, máquinas e processos agrícolas, desenvolvimento de sistemas de automação de máquinas e da mecanização agrícola e da aplicação da instrumentação na avaliação de materiais e biossistemas.

 

  • Máquinas e Mecanização Agrícola: A linha de pesquisa Máquinas e Mecanização Agrícola tem objetivo de proporcionar aos discentes competências relacionadas ao desenvolvimento de projetos, métodos e técnicas aplicadas ao melhor uso de sistemas agrícolas mecanizados. Viabilidade técnico- econômica de motores, máquinas agrícolas e operações mecanizadas. Agricultura de Precisão e Agricultura 4.0. Avaliação de fontes tradicionais e alternativas de energia para o uso em sistemas agrícolas.

 

  • Processamento de Produtos Agrícolas: A linha de pesquisa em Processamento de Produtos Agrícolas tem como objetivo a formação discentes com competências e habilidades necessárias ao desenvolvimento de projetos, métodos, técnicas, otimização e gerenciamento referentes às instalações e ao processamento de produtos agrícolas. Manutenção da qualidade e melhor uso de recursos durante o armazenamento, o beneficiamento e os processos de secagem de produtos agrícolas.

 

  • Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento: A linha de pesquisa em Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento tem como objetivo a formação de discentes com competências e habilidades para Formar, capacitar e aperfeiçoar recursos humanos de alto nível para atuar em estudos avançados sobre os recursos da superfície terrestre utilizando as ferramentas de sensoriamento remoto e geoprocessamento.

 

 

MISSÃO, VISÃO E VALORES

 

Missão


Formar recursos humanos (mestres e doutores) altamente qualificados, com capacidade crítica, criativa e inovadora, comprometidos com o desenvolvimento científico, tecnológico e sustentável e as demandas da sociedade, focado no conhecimento e em sua inserção internacional.


Visão


Integrar e inovar as diversas áreas de conhecimento da Engenharia Agrícola por meio da formação de Mestres e Doutores em um programa de excelência nacional e internacional.


Valores


Promover o desenvolvimento de atividades e atuação com ética, respeito, transparências, gestão transparente, inclusão e responsabilidade social e ambiental.
  

 

 

INDENTIDADE VISUAL DO PPGEA

 

logo PPGEA reduzido 2  

 

A identidade visual do PPGEA foi uma atividade colaborativa entre discentes e docentes do programa reunindo os principais elementos da Engenharia Agrícola, além de se integrar com a identidade visual da UFLA. A proposta de identidade visual do programa foi apreciada pelo Colegiado em 29 de setembro de 2023.

 

Clique no link para ter acesso ao arquivo da identidade visual do PPGEA 

 

 

ACOMPANHAMENTO DOS EGRESSOS

 

O PPGEA tem acompanhado os seus egressos, os quais encontram-se inseridos juntos aos setores público e privado. Neste contexto, os egressos do Programa ocupam posições de grande visibilidade em empresas privadas (nacionais e multinacionais), órgãos técnicos, universidades (nacionais e estrangeiras), instituições de pesquisa, consultorias agrícolas e ambientais e organizações não governamentais e em empresas públicas. 

 

 

 

 

INSTAGRAM DO PPGEA

 

Instagram.com/ppgea.ufla

 

 

 

 

VÍDEO INSTITUCIONAL DO PPGEA

Clique para assistir ao vídeo

 


Página Alternativa



Telefone/Ramal

Telefone/Ramal: (35) 3829-3102/3102
E-mail: posgraduacao.eeng@ufla.br

Coordenação do Programa

  • - FABIO LUCIO SANTOS

    Telefone/Ramal: (35) 3829/3102

    Telefone/Ramal 2: (35) 3829/1869

    E-mail: fabio.santos@ufla.br

  • - EDNILTON TAVARES DE ANDRADE

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 27/04/2024 21:29