Banca de DEFESA: NARA SILVEIRA VELLOSO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NARA SILVEIRA VELLOSO
DATA: 20/07/2020
LOCAL: Remotamente via Google Meet

DETERMINATION OF MECHANICAL PROPERTIES AND SIMULATION OF DYNAMIC BEHAVIOR OF COFFEE PLANTS.

Colheita mecanizada, cafeicultura, vibrações mecânicas, frequências naturais.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Engenharia Agrícola
SUBÁREA: Máquinas e Implementos Agrícolas

O objetivo deste trabalho foi estudar o comportamento dinâmico do cafeeiro a partir de simulações numéricas, utilizando um modelo previamente desenvolvido. Para dar suporte às simulações, as propriedades físicas e mecânicas (módulo de elasticidade, coeficiente de Poisson e massa específica) de corpos de provas provenientes dos troncos e ramos de cafeeiros foram determinadas em laboratório, a partir de ensaios de tração e compressão em máquina de ensaios universal. Com tais informações, as frequências naturais e os modos de vibração (propriedades modais) foram extraídos das simulações numéricas, foram realizadas utilizando o Método de Elementos Finitos determinístico. Para validação do modelo utilizado, testes laboratoriais de vibração livre, utilizando amostras de plantas inteiras foram realizados e os valores encontrados nos ensaios laboratoriais foram comparados estatisticamente com os resultados encontrados nas simulações numéricas. As metodologias utilizadas em todas as etapas da pesquisa permitiram avaliar o comportamento dinâmico do cafeeiro quando submetido a vibrações mecânicas, o que pode auxiliar no desenvolvimento e ajuste no uso de mecanismos que realizam a colheita mecanizada em lavouras cafeeiras. Os resultados obtidos indicam valores de módulo de elasticidade de 1.090,94 MPa no sentido longitudinal e 108,60 MPa no sentido transversal; módulo de elasticidade dos galhos, realizado a partir de ensaios de tração no sentido longitudinal, de 507,72 MPa. Valores da relação de Poisson, determinada por medidas diretas, foram de 0,25 para o tronco e 0,09 para os ramos. Valores de massa específica encontrados foram de 1,13 g.cm-3 para o tronco e 1,04 g.cm-3 para os ramos. Por fim, valores de frequências encontradas nos testes de laboratório foram concentrados entre 10 Hz e 30 Hz. Este trabalho levou em consideração aspectos reais das plantas de café, como sua anisotropia e a utilização de um modelo confeccionado a partir de engenharia reversa, o que representa um avanço nas pesquisas que simulam o comportamento dinâmico de cafeeiros durante o processo de colheita.

Presidente - RICARDO RODRIGUES MAGALHAES (Membro)
Interno - EDNILTON TAVARES DE ANDRADE (Membro)
Interno - FABIO LUCIO SANTOS (Membro)
Externo ao Programa - HENRIQUE LEANDRO SILVEIRA - DEG/ESCOLAENG (Membro)