Banca de QUALIFICAÇÃO: MATHEUS CAMPOS MATTIOLI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATHEUS CAMPOS MATTIOLI
DATA: 08/09/2020
LOCAL: Remotamente via Google Meet

AMBIENTE TÉRMICO EM DIFERENTES TIPOS DE COBERTURA, FORRO E SUBFORRO COM MATERIAIS RECICLADOS E DE BAIXO CUSTO EM MODELOS EM ESCALA REDUZIDA.

Índices Térmicos. Desconforto Térmico. Telhas. Aço Galvanizado. Pintura Reflexiva. Construções Rurais.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Engenharia Agrícola
SUBÁREA: Construções Rurais e Ambiência

As coberturas são fatores determinantes para o conforto térmico de uma instalação, absorvendo grande parte do calor irradiado pelo sol. A utilização de materiais e técnicas alternativas, ou seja, não convencionais, nessas estruturas, é uma maneira de integrar materiais acessíveis economicamente, e em alguns casos, ainda, mitigar problemas relacionados à disposição de resíduos no meio ambiente. Nesse sentido, objetivou-se, com o presente trabalho, avaliar as condições térmicas proporcionadas por diferentes materiais de cobertura e o efeito da aplicação de tinta branca reflexiva, por meio de índices do ambiente térmico. Para tanto, foram utilizados seis modelos em escala reduzida e distorcida, possuindo 1,25 m de pé direito, 1,20 m de largura e 1,50 m de comprimento, com coberturas em: telhas cerâmicas francesas (C1); telhas de alumínio (C2); telhas de aço galvanizado (C3); telhas onduladas de fibrocimento (C4); telhas de aço galvanizado pintadas de branco (C5) e telhas onduladas de fibrocimento pintadas de branco (C6). A coleta de dados foi realizada com o uso de sensores de temperatura e umidade acoplados a Dataloggers Hobo® modelo U12-013, programados para registros simultâneos em intervalos de 15 minutos. O experimento foi conduzido nas proximidades do departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras com o auxílio do Grupo de Pesquisa em Construções e Ambiência em Biossistemas (COAMBI/UFLA). As coletas das condições térmicas no interior dos modelos em escala reduzida foram realizadas das 9 às 16 horas, durante os dias de maior entalpia, sendo nove dias não consecutivos na estação de verão, de Janeiro a Fevereiro de 2019. Em posse dos dados, foram calculados o Índice de Temperatura do Globo e Umidade (ITGU), Índice de Temperatura e Umidade (ITU), a Entalpia e a Efetividade de cada cobertura. A cobertura que utilizou telhas de fibrocimento pintadas na cor branca apresentou os menores valores para os índices de conforto térmico. Por outro lado, as telhas de aço galvanizado pintadas na cor branca não promoveram melhora nos índices do ambiente térmico. Diante disso, chegou-se à conclusão de que a pintura reflexiva nas telhas de fibrocimento é uma opção viável economicamente para a melhoria do conforto térmico das edificações.

Presidente - ALESSANDRO TORRES CAMPOS (Membro)
Externo ao Programa - ALESSANDRO VIEIRA VELOSO - DEG/ESCOLAENG (Membro)
Externo ao Programa - ALLAN ALVES FERNANDES - DEX/ICE (Membro)
Externo ao Programa - LEONARDO SCHIASSI - DEA/ESCOLAENG (Membro)