Banca de DEFESA: MARCELO BAHUTI

DISCENTE: MARCELO BAHUTI
DATA: 08/10/2020
LOCAL: Remotamente via Google Meet

MODELAGEM DA TRANSFERÊNCIA DE CALOR EM GALINHAS POEDEIRAS SUBMETIDAS A DIFERENTES DESAFIOS TÉRMICOS”.

Ambiência. Avicultura. Balanço de Energia. Bem-estar. Termorregulação. Troca de Calor.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Engenharia Agrícola
SUBÁREA: Construções Rurais e Ambiência

Objetivou-se, com o presente estudo, desenvolver um balanço de calor em galinhas poedeiras e analisar o seu desempenho, além de simular e verificar a influência das variáveis térmicas sobre as partições de calor sensível e latente. O experimento foi conduzido em túneis de vento climatizados, onde 90 galinhas com 28 semanas de idade foram submetidas a combinação fatorial de cinco temperaturas de bulbo seco do ar (tar; 20, 24, 28, 32 e 36 ºC), dois níveis de umidade relativa (UR; 40 e 60%) e três velocidades do ar (Var; 0,2; 0,7 e 1,4 m⋅s-1), totalizando 30 desafios térmicos com três repetições cada. Para o modelo de transferência de calor considerou-se as partições dos calores transferidos por condução no corpo da ave (Qave), por convecção (QConv), por radiação (QRad) e pelo trato respiratório (QResp). Assim, foram coletados dados referentes as variáveis térmicas, as temperaturas cloacal e superficial, frequência respiratória (FR) e massa corporal das aves, além da temperatura da vizinhança (estrutura dos túneis). Primeiramente foram realizadas ANAVA e MANOVA, a fim de ajustar equações para a FR e o coeficiente global de transferência de calor por condução no corpo da ave (U), respectivamente. Foram gerados 24 modelos com diferentes configurações de entrada para os coeficientes de transferência de calor por convecção (hconv) e U. A definição e validação da melhor configuração foi realizada comparando os valores de temperatura cloacal preditos aos obtidos experimentalmente. Como resultado, o modelo mostrou-se adequado para análise da interação entre ave e ambiente, sendo que, a complexidade na determinação do U e hconv interfere no desempenho do mesmo. A partir do teste t de Student (p<0,05) e dos indicadores estatísticos, verifica-se que valores constantes para esses coeficientes não são recomendados. O U mostrou-se ser influenciado pelos diferentes níveis de tar, UR e Var.  Para as condições estudadas, a perda de calor latente apresentou maior contribuição que os meios sensíveis a partir da temperatura de 32,85 ºC. O aumento da Var eleva as taxas de Qave e QConv e não altera o QResp, no entanto, são necessários mais estudos sobre a influência no QRad.  Destaca-se que o modelo é acurado para predição da temperatura cloacal, pois permite simulações do processo de termorregulação das aves e auxilia na identificação de possíveis estratégias para mitigação do estresse térmico.

Presidente - TADAYUKI YANAGI JUNIOR (Membro)
Interno - ALESSANDRO TORRES CAMPOS (Membro)
Externo ao Programa - PATRICIA FERREIRA PONCIANO FERRAZ - DEA/ESCOLAENG (Membro)
Externo ao Programa - JAQUELINE DE OLIVEIRA CASTRO - DEG/ESCOLAENG (Suplente)