Notícias

Banca de DEFESA: NICOLE LOPES BENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NICOLE LOPES BENTO
DATA: 09/10/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Remotamente via Google Meet
TÍTULO:

DETERMINAÇÃO DE ÍNDICES DE VEGETAÇÃO EM LAVOURA CAFEEIRA RECÉM TRANSPLANTADA POR SISTEMA DE AERONAVE REMOTAMENTE PILOTADA”.


PALAVRAS-CHAVES:

Agricultura de Precisão. Coffea arabica L. Índices de Vegetação. Sensoriamento Remoto.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Engenharia Agrícola
SUBÁREA: Máquinas e Implementos Agrícolas
RESUMO:

O Brasil é o principal produtor, exportador e consumidor de café do mundo e Minas Gerais estado com grande contribuição no cultivo deste fruto para o cenário econômico nacional. A aplicação de técnicas e ferramentas tecnológicas no setor agrícola busca, portanto otimização no estudo, investigação e tomada de decisão inteligente garantindo maior lucratividade e rentabilidade das lavouras. Deste modo, a utilização de dispositivos eletrônicos com sensores embarcados para captura de fotografias aéreas das lavouras, com ênfase no Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (RPAS), evidencia tal aplicabilidade, por meio da utilização de técnicas do Sensoriamento Remoto. Neste contexto propôs-se inicialmente realizar o levantamento de informações de caráter conceitual e de trabalhos desenvolvidos nos setores de estudo de modo a construir um referencial teórico para embasamento na efetivação dos objetivos propostos. Em sequência, o primeiro estudo propôs caracterizar três cultivares cafeeiras recém transplantadas, analisando o comportamento temporal das mesmas, evidenciado pela ação dos períodos seco e chuvoso no desenvolvimento das cultivares no primeiro ano de formação no campo, bem como descrever o comportamento do perfil espectral das três cultivares para os dois períodos de estudo e estimar equação de regressão linear entre os dados radiométricos dos índices de vegetação (IVs) aos dados de clorofila total (Chl t) e índice de área foliar (IAF). O experimento foi conduzido na Fazenda Samambaia, localizada no município de Santo Antônio do Amparo, Minas Gerais, com atividade agrícola cafeeira (Coffea arabica L.) recém transplantada, com cultivares Catucaí (2SL), Catuaí (IAC 62) e Bourbon (IAC J10) e idade inicial de 5 meses. As imagens foram obtidas por meio de sensores RGB e multiespectrais em Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (RPAS), coletadas de dois em dois meses, de maio de 2019 a março de 2020, assim como os dados de altura, diâmetro de copa, clorofilas e índices de vegetação (IVs). De acordo com os resultados obtidos foi possível caracterizar e constatar diferenças entre os períodos de estudo, exceto para a variável clorofila. Foram detectadas diferenças estatísticas significativas que distinguem para o período chuvoso a cultivar Bourbon das cultivares Catucaí e Catuaí. A caracterização espectral demonstrou proximidade e sobreposição entre os espectros das cultivares de estudo para ambos os períodos de estudo, não sendo possível individualizar as cultivares cafeeiras. Foi possível a estimação de modelo e equação de regressão linear somente para o IAF para as três cultivares estudadas destacando a aplicabilidade de dados obtidos por RPAS em estudos da cafeicultura de precisão.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - GABRIEL ARAUJO E SILVA FERRAZ (Membro)
Interno - FABIO MOREIRA DA SILVA (Suplente)
Externo ao Programa - RUBENS JOSE GUIMARAES - DAG/ECA (Membro)
Externo à Instituição - LUIS CARLOS CIRILO CARVALHO - UDESC (Membro)
Notícia cadastrada em: 30/09/2020 11:38
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 13/05/2024 19:59