Banca de QUALIFICAÇÃO: RÉGIS MARCIANO DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RÉGIS MARCIANO DE SOUZA
DATA: 09/11/2020
LOCAL: Remotamente via Google Meet

Sistema adaptativo neuro-fuzzy na predição do aporte de energia para diferentes dosagens de concreto em construções.

Consumo de energia. Sistema ANFIS. Previsão do uso de energia na construção. Energia incorporada. Eficiência energética.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Engenharia Agrícola
SUBÁREA: Máquinas e Implementos Agrícolas

Com o crescente aumento da produção de edificações destinadas a abrigar atividades humanas, agrícolas, industriais e para produção animal, surge a necessidade de entender o custo energético para produção dos materiais de construção. Dentre os instrumentos utilizados, o aporte de energia é um importante instrumento no monitoramento do uso de fontes de energia não renováveis para produção de concretos convencionais, o que demanda novas pesquisas na área. Um modelo híbrido ANFIS (Adaptive Neuro-Fuzzy Inference System) será desenvolvido para predição do aporte de energia e avaliação da demanda de energia necessária para cada um dos componentes na produção de concretos convencionais (cimento, água, agregado miúdo e agregado graúdo), mediante a utilização de dosagens experimentais, dosagens para validação e coeficientes energéticos disponíveis em literaturas. Espera-se identificar qual a dosagem pode gerar uma economia no custo energético para produção de concretos, mantendo a característica mecânica de resistência à compressão para construções em concreto.

Interno - ALESSANDRO TORRES CAMPOS (Membro)
Externo ao Programa - ALESSANDRO VIEIRA VELOSO - DEG/ESCOLAENG (Membro)
Externo ao Programa - LEONARDO SCHIASSI - DEA/ESCOLAENG (Membro)
Presidente - RICARDO RODRIGUES MAGALHAES (Membro)