Banca de DEFESA: MIGUEL ANGEL DÍAZ HERRERA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MIGUEL ANGEL DÍAZ HERRERA
DATA: 25/11/2020
LOCAL: Remotamente via Google Meet

Desenvolvimento e avaliação de um mecanismo para desprendimento seletivo de frutos do cafeeiro.

Cafeicultura; colheita; vibrações; mecanizada; semimecanizada.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Engenharia Agrícola
SUBÁREA: Máquinas e Implementos Agrícolas

Mediante metodologia de projeto conceitual, foram desenvolvidas quatro alternativas de solução, de mecanismo portátil para o desprendimento seletivo de frutos de café. Foram avaliadas as variáveis resposta: Eficácia de Seletividade (porcentagem de frutos maduros no volume desprendido), Eficácia de Desprendimento (porcentagem desprendida, da carga pendente de frutos maduros), Capacidade de Campo Efetiva (volume de frutos maduros colhidos por unidade de tempo) e Danos (massa de material fisiologicamente ativo, desprendidos na operação).
Utilizou-se um delineamento experimental inteiramente casualizado, com análise de variância para todos os ensaios. Primeiramente, para selecionar a melhor alternativa de solução, foi utilizando o teste de Tukey para comparação de médias ao 5% de probabilidade e, em seguida, para a otimização da melhor solução, foram realizados testes de regressão linear, ao 5% de probabilidade, das variáveis resposta: eficácia de seletividade, eficácia de desprendimento, capacidade de campo efetiva e danos, tendo a frequência como fator de variação.
Na otimização da melhor solução, os resultados das análises de variâncias mostraram que: para a variável resposta, eficácia de seletividade, houve efeito não significativo da variação da frequência, com média de 84,7%; para a variável resposta, eficácia de desprendimento, obteve-se efeito altamente significativo da variação de frequência, com modelo de regressão quadrático e máximo estimado de 44,2%; para a variável resposta, capacidade de campo efetiva, o efeito da variação da frequência foi significativo, com modelo de regressão linear, diretamente proporcional com a frequência, com máximo estimado de 71 litros hr⁻¹, valor superior aos referidos para colheita seletiva manual; e, para a variável resposta danos, o efeito da variação da
frequência foi significativo, com modelo de regressão linear, diretamente proporcional com a frequência, com máximo estimado dos danos de 120 g, valor inferior aos referidos pela para a colheita mecanizada seletiva.
Os resultados estimados na otimização da melhor solução, para eficácia de seletividade e eficácia de desprendimento , são inferiores aos valores definidos pelo edital Reto Coffee PickInn, da Federação dos Cafeeiros da Colômbia. Esses valores podem ser melhorados com outras combinações da frequência e amplitude de vibração da ferramenta de derriça, parâmetro  que podem ser modificados no protótipo desenvolvido, devido à sua configuração mecânica.

Presidente - FABIO MOREIRA DA SILVA (Membro)
Interno - CARLOS EDUARDO SILVA VOLPATO (Membro)
Interno - FABIO LUCIO SANTOS (Membro)
Externo ao Programa - HENRIQUE LEANDRO SILVEIRA - DEG/ESCOLAENG (Membro)