Banca de DEFESA: ALESSANDRO SANTOS VIEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALESSANDRO SANTOS VIEIRA
DATA: 22/02/2021
LOCAL: Remotamente via Google Meet

“FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NO DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS EM UNIVERSIDADES: O CASO DO BIOSPECKLE

Fatores críticos de sucesso. Avaliação de pesquisas. Radar inovação. Pesquisas em universidades. Desenvolvimento de novos produtos.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Engenharia Agrícola

A avaliação de pesquisas e produtos em desenvolvimento é uma área estratégica para empresas. Por outro lado, nas Universidades não existe uma agenda consolidada para este tipo de avaliação tal como existe no setor privado. Sendo assim, baseado nas teorias de inovação, este trabalho pretende contribuir com a prática avaliativa de pesquisas em universidades. Adotando como objeto de análise a técnica Biospeckle laser (BSL), o objetivo geral desta tese é avaliar o potencial do BSL gerar tecnologias inovadoras a partir da identificação e avaliação de FCS (Fatores críticos de sucesso) no desenvolvimento de novos produtos (DNP) em universidades. A metodologia utilizada abrange uma revisão sistemática da literatura para compreensão da técnica BSL, análise de patentes e seleção de FCS que foram utilizados como novas dimensões em uma adaptação do radar inovação, que por sua vez, será a ferramenta adotada para a avaliação das pesquisas. Na coleta de dados empregaram-se entrevistas, fontes documentais e revisão bibliográfica. Foram avaliadas a técnica BSL e pesquisas em outras áreas do conhecimento. Os resultados demonstram que todas as 16 dimensões de inovação necessitam em menor ou maior grau de novos processos inovativos. Assim, conclui-se que existe a real necessidade de desenvolvimento e adoção de novas ferramentas de avaliação de pesquisas em universidades. Os FCS considerados mais relevantes para a técnica BSL são D1. 3 “Evolução das patentes”, D4. 1 “Atividades de geração e seleção de ideias” e D4. 2 “Atividades de construção de protótipo”. Dentre as avaliações realizadas em pesquisas de diversas áreas do conhecimento no Brasil, a dimensão D3. 2 “Integração entre governos, Universidades e empresas” teve a menor média de inovação. As dimensões D2. 1 “Interferências governamentais” e D4. 1 “Atividades de geração e seleção de ideias” também apresentaram baixa inovação. A principal contribuição desta tese é apresentar um conjunto de dimensões de inovação para avaliação da técnica BSL e de pesquisas em universidades.

Presidente - ROBERTO ALVES BRAGA JUNIOR (Membro)
Interno - GIOVANNI FRANCISCO RABELO (Membro)
Externo ao Programa - JOEL YUTAKA SUGANO - DAE/FCSA (Membro)
Externo à Instituição - JULIANA VILELA LOURENÇONI BOTEGA - CEFET/MG (Membro)