Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA CRISTINA DE SOUZA SILVA

DISCENTE: MARIA CRISTINA DE SOUZA SILVA
DATA: 11/03/2021
LOCAL: Remotamente via Google Meet

ANÁLISE DE PERFORMANCE E CARACTERIZAÇÃO DE EFLUENTES DE LEITÕES NA FASE DE CRECHE

suinocultura, ácidos orgânicos, bem estar animal, efluentes.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Engenharia Agrícola
SUBÁREA: Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas

A suinocultura representa um grande mercado de proteína animal no Brasil, entretanto, os produtores passam por dificuldades de controle em fases críticas de produção,sendo o controle sanitário e ambiental, uma das chaves para o sucesso da produção. O período de desmame é considerado como um dos mais críticos e desafiadores, pois os leitões são submetidos a diferentes fontes de estresse como: separação da mãe e mistura de lotes, adaptação às instalações, ambiente e consumo de um alimento sólido. Objetivou-se com este trabalho avaliar o efeito de ácidos orgânicos em substituição a um programa de uso de antibióticos sobre a saúde intestinal e o desempenho de leitões recém-desmamados na fase de creche. O experimento será realizado no Centro Experimental de Suínos, do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras – UFLA. Serão utilizados 432 leitões (machos castrados), com peso inicial de 6 ± 1 kg e 21 dias de idade, distribuídos em blocos casualizados com seis repetições e seis leitões por parcela experimental em seis tratamentos por 42 dias alimentados com diferentes deietas: dieta com antibiótico em situação de conforto térmico (ATC); dieta com ácido orgânico em situação de conforto térmico (AOC); dieta controle negativo em situação de conforto térmico (TCNC); dieta com antibiótico em situação de estresse térmico (ATE); dieta com ácido orgânico em situação de estresse térmico (AOE); dieta controle negativo em situação de estresse térmico (TCNE); Será fornecida em dosagem subterapêutica o antibiótico halquinol (20 mg/kg) para os tratamentos ATC e ATE. Serão coletadas amostras sanguíneas dos animais para análises bioquímicas, amostras de 3 cm de cada segmento do intestino delgado (duodeno, jejuno íleo), para realização de análises histológicas como: altura de vilosidades, profundidade de cripta e relação vilo/cripta. Para a análise do comportamento animal, será realizado, durante todo o período experimental, 24 horas por dia, o monitoramento dos animais através de câmeras. Os parâmetros avaliados para todos os tratamentos: tempo de descanso, interação positiva com outros animais, interação negativa com outros animais, explorando o ambiente, tempo de alimentação e tempo bebendo água. Serão aferidas, semanalmente, as respostas fisiológicas dos leitões do 8º ao 42° dia de experimento. As temperaturas retal, de superfície corporal (paleta, lombo, nuca e base da orelha) e a frequência respiratória serão aferidas em um mesmo animal por tratamento, o qual será escolhido aleatoriamente a cada semana. Durante os períodos experimentais, serão coletadas amostras dos efluentes para a avaliação e, para sua quantificação, serão coletadas a produção total de resíduos de três parcelas de cada tratamento. A partir dessa população, serão coletadas amostras de 500 mL de cada parcela para realização das análises de rotina que são: pH, cor, turbidez, condutividade, sólidos totais, sólidos suspensos, fósforo, nitrogênio, demanda bioquímica de oxigênio, demanda biológica de oxigênio, análise de quantificação de antibiótico e biodegradação. Será utilizado o teste de Tukey para a comparação das médias.

Presidente - FATIMA RESENDE LUIZ FIA (Membro)
Externo à Instituição - JACINEUMO FALCÃO DE OLIVEIRA - UFLA (Membro)
Externo ao Programa - JAQUELINE DE OLIVEIRA CASTRO - DEG/ESCOLAENG (Suplente)
Externo à Instituição - KAROLINA VON ZUBEN AUGUSTO- - TROUW NUTRIT (Membro)