Banca de QUALIFICAÇÃO: RENAN TEIXEIRA DELFINO

DISCENTE: RENAN TEIXEIRA DELFINO
DATA: 29/03/2021
LOCAL: Remotamente via Google Meet

Avaliação de um composto orgânico produzido a partir de fezes caninas no crescimento de mudas de café arábica

Caninos. Fezes. Matéria Orgânica. Mudas de Café.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Engenharia Agrícola
SUBÁREA: Construções Rurais e Ambiência

A realização de compostagem para tratamento posterior aproveitamento agrícola de resíduos sólidos é uma realidade para muitos dos rejeitos, porém pouco se sabe sobre a utilização de fezes caninas. Assim, o objetivo do estudo é avaliar a aplicação do composto orgânico produzido a partir da compostagem das fezes caninas no desenvolvimento de mudas de café comparando os resultados com fertilizantes comerciais. O trabalho foi desenvolvido no canil Parque Francisco de Assis (PFA), presente na cidade de Lavras. No local as fezes são raspadas das baias e misturadas com serragem na proporção 2:1, montando-se 4 leiras, onde ficam por um período de 1 mês, as quais são reviradas para promover a aeração na frequência de 3 vezes por semana, este composto é utilizado no cultivo de plantas ornamentais. As variáveis analisadas dos fertilizantes orgânicos tendo como base os parâmetros para uso agrícola serão caracterizados conforme descrita na Resolução CONAMA nº 375/06, a Instrução Normativa nº 27/06 e Instrução Normativa nº 25/09, nos laboratórios de Águas Residuárias e Microbiologia no setor de Engenharia Ambiental e Sanitária e no laboratório de Fertilidade do Solo no Departamento de Ciências do Solo. Após o plantio das mudas de café será comparado o desenvolvimento das plantas quanto aos compostos orgânicos e fertilizantes comerciais, com base na altura das plantas, diâmetro do caule, número de folhas, número de ramos plagiotrópicos, massa seca total e massa da raiz, e também a fertilidade do solo e os nutrientes foliares após finalizar o experimento. O resultado esperado deve ser satisfatório, pois a relação de macro e micronutrientes e inativação de microrganismos patogênicos deve apresentar características de acordo com as normas, e o desevolvimento das mudas de café utilizando o composto de fezes caninas deverá ser superior ao fertilizante comercial.

Externo à Instituição - ALINE DOS REIS SOUZA - UFLA (Membro)
Externo ao Programa - CAMILA SILVA FRANCO - DAM/ESCOLAENG (Membro)
Presidente - FATIMA RESENDE LUIZ FIA (Membro)
Externo ao Programa - RONALDO FIA - DAM/ESCOLAENG (Suplente)