Banca de DEFESA: DIEGO JOSE CARVALHO ALONSO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIEGO JOSE CARVALHO ALONSO
DATA: 28/05/2021
LOCAL: Remotamente via Google Meet

ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA ESTAÇÃO PARA TESTES DE COMBUSTÍVEIS EM MOTORES.

Arduíno, biodiesel, GLP.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Engenharia Agrícola

Atualmente, todos os países do mundo criaram regulamentações para gases de combustão lançados no ambiente, o crescimento do desempenho e eficiência dos motores vem agregando valor para o cumprimento dessas novas regulamentações que tornar-se-ão mais restritivas, a redução dos gases nocivos é correlacionada ao desenvolvimento econômico sustentável. Testes de novos combustíveis de origem líquida e gasosa, nos proporcionam a oportunidade de continuar nosso crescimento em equilíbrio ao nosso ambiente. A utilização de biodiesel possui características ambientais mais interessantes se comparado ao diesel mineral vindo a contribuir para a adequação às normas ambientais. O GLP (Gás liquefeito de petróleo) apresenta logística consolidada no território brasileiro, facilitando o acesso a este combustível, contudo seu uso em motores ainda permanece restrito, mas as pesquisas são válidas para testes. No entanto, nenhum combustível vai ser comercialmente aceito se ele não possuir rendimento satisfatório, nesta pesquisa, foi feita a coleta do torque e potência máximas do motor para cada combustível bem como os valores dos gases de escape (CO, CO2 e HC), para mesurar os valores de torque e potência e para impor cargas ao motor, o autor criou um dinamômetro de baixo custo. De acordo com tais questionamentos, o objetivo da pesquisa foi criar um ambiente automatizado para a coleta das principais informações a respeito da utilização de diferentes combustíveis num motor diesel, avaliando os seus parâmetros energéticos e ambientais, esses fatores podem ser mensurados pelos dados de potência, torque e os gases de escapamento. Para a criação da bancada de testes foram utilizadas placas controladoras baseadas no IDE Arduino e sensores. A coleta dos dados dos combustíveis foi realizada em um motor marca Yanmar modelo TC14S, o motor recebeu apenas adaptações externas para poder utilizar diferentes combustíveis de modo a poder utilizar líquido e gás, onde os combustíveis líquidos utilizados foram o diesel comercial brasileiro com 12% de biodiesel e porcentuais de biodiesel de óleo residual, o combustível gasoso utilizado foi o gás liquefeito de petróleo ou GLP. A eficiência energética foi mensurada através de dados de torque e potência máximos para cada combustível e os gases de escapamento foram mensurados através de analisador multigás marca Alfatest. De acordo com os dados coletados a utilização da bancada se propôs eficaz estatisticamente, mostrando que o torque máximo mensurado pelo dinamômetro proposto é condizente com o valor apresentado pelo fabricante do motor utilizando diesel comercial, já o combustível apresentou os maiores valores de torque e potência foi o B50 GLP, demonstrando que a substituição do diesel por GLP se mostrou viável do ponto de vista energético, entretanto do ponto de vista ambiental, a utilização do GLP concomitante aos combustíveis líquidos apresentaram valores maiores de CO e HC mas com valores estatisticamente iguais de CO2.

Externo ao Programa - VICTOR BUONO DA SILVA BAPTISTA - DEG/ESCOLAENG (Suplente)
Externo à Instituição - RONALD LEITE BARBOSA - IFMG (Membro)
Externo à Instituição - RAFAEL DE OLIVEIRA FARIA - UFLA (Membro)
Interno - JACKSON ANTONIO BARBOSA (Membro)