Notícias

Banca de DEFESA: Luana Mendes dos Santos

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: Luana Mendes dos Santos
DATA: 14/10/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

MONITORAMENTO DE CARACTERÍSTICAS MORFOFISIOLÓGICAS DE CAFEEIROS A PARTIR DE IMAGENS DE AERONAVE REMOTAMENTE PILOTADA


PALAVRAS-CHAVES:

Veículo Aéreo Não Tripulado. Sensoriamento Remoto. Agricultura de Precisão. Índices de Vegetação. Desfolha. Cafeicultura. Clorofila. Condutância estomática. Potencial Hídrico. 



PÁGINAS: 93
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Engenharia Agrícola
SUBÁREA: Máquinas e Implementos Agrícolas
RESUMO:
As Aeronaves Remotamente Pilotadas (Remotely Piloted Aircraft –RPA) são utilizadas como plataformas para o sensoriamento remoto (SR), que por sua vez são ferramentas computacionais que permitem o monitoramento constante da lavoura, além de possibilitarem a identificação de anomalias nas lavouras no tempo e no espaço, permitindo auxiliar no manejo da cultura. Diante deste cenário, este trabalho analisou as potencialidades de imagens de alta resolução geradas por dados de SR multiespectral obtidos a partir de RPA na caracterização de parâmetros morfofisiológicos de cafeeiros. No primeiro objetivou avaliar a relação entre a produção e a desfolha medida em campo e obtida por meio de imagens de RPA. Com o processamento das imagens do ano de 2020, a lavoura apresentou uma redução de 17,3 % de área após a colheita. E em 2021, a lavoura apresentou uma redução de 12,8 % de área após a colheita. Foi possível quantificar a área e o volume de uma lavoura cafeeira após a colheita por meio de imagem obtida por RPA. Além disso, foi possível analisar as interações entre dados de campo com a produção do mesmo ano de colheita, sendo diretamente proporcional, e a interação de dados da imagem de um ano com a produção anterior, sendo inversamente proporcionais. No segundo estudo, objetivou identificar qual Índice de Vegetação (IV) é adequado para explicar a metodologia de inversão de Clorofila (Chl) e avaliar as relações entre os IVs obtidos a partir de imagem de RPA e os índices de clorofila da folha (Chlleaf) e de clorofila do dossel (Chlcanopy) em cafeeiros no período da chuva e da seca. Os IVs que melhor explicaram a Chl no período da chuva foram os IVs MCARI2RPA, MSRRPA e SRRPA. Para ambos os períodos da seca avaliados, não encontrou um padrão nas relações entre Chlleaf, Chlcanopy e os IVs. No terceiro estudo, objetivou caracterizar a temperatura obtida por meio de RPA e avaliar sua relação com o potencial hídrico (PH) e condutância estomática (gs) de uma lavoura experimental de cafeeiros por meio do uso das técnicas geoestatísticas. Com os dados de gs, PH e os mapas de temperatura, pode observar que com a diminuição da temperatura favoreceu o aumento da gs e a diminuição PH. Foi possível observar a distribuição espacial da temperatura obtida por meio de câmera termal embarcada na RPA. Os mapas de distribuição da temperatura permitiram visualizar a distribuição espacial heterogênea, além de identificar áreas onde as plantas estavam expostas a condições de variações climáticas podendo indicar deficiência hídrica.

MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - MIRIAN DE LOURDES OLIVEIRA E SILVA - DEG/EENG (Suplente)
Externo à Instituição - MILENE ALVES DE FIGUEIREDO CARVALHO - EMBRAPA (Membro)
Externo à Instituição - MAURO ANTONIO HOMEM ANTUNES - UFRJ (Membro)
Presidente - GABRIEL ARAUJO E SILVA FERRAZ (Membro)
Externo à Instituição - FRANCISCA NIVANDA DE LIMA ESTEVAM - UEMG (Membro)
Interno - CARLOS EDUARDO SILVA VOLPATO (Suplente)
Externo ao Programa - ADAO FELIPE DOS SANTOS - DAG/ESAL (Membro)
Notícia cadastrada em: 04/10/2021 13:21
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 14/05/2024 00:17