Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALYSSON SIQUEIRA FARIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALYSSON SIQUEIRA FARIA
DATA: 18/11/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

ANALISE DAS PROPRIEDADES DO FIBROCIMENTO APÓS A SUBSTITUIÇÃO DE DIFERENTES PERCENTUAIS DE CIMENTO POR RESÍDUO DE TABACO.


PALAVRAS-CHAVES:

Resíduo de tabaco, fibrocimento, propriedades físico-mecânicas, resíduo vegetal.


PÁGINAS: 76
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Engenharia Agrícola
SUBÁREA: Construções Rurais e Ambiência
RESUMO:

Os materiais de construção civil na sua grande maioria, como as telhas de fibrocimento que são constituídas majoritariamente por cimento, necessitam de grandes quantidades de recursos minerais para a sua produção. Um fato que chama a atenção, é em relação aos impactos ambientais que a produção do cimento ocasiona, pois, a cada tonelada de cimento produzido, são emitidos cerca de uma tonelada de CO2, corroborando com 6% da produção mundial de todo o CO2 lançado na atmosfera, impactando diretamente no agravamento do efeito estufa. Diante deste cenário, faz-se necessário pesquisas que busquem a compatibilidade de resíduos de origem sintética ou vegetal na fabricação do fibrocimento, aumentando a gama dos diferentes reforços que poderão ser utilizados com eficácia no compósito, diminuindo o consumo do cimento. O resíduo de tabaco surge como um material que deve ser investigado, por ser um resíduo vegetal e pelo seu potencial quantitativo, devido ao grande volume de apreensão de cigarros contrabandeados no país. O trabalho tem como objetivo, avaliar o desempenho das propriedades físicas, mecânicas e microestruturais, de fibrocimentos extrudados, após a substituição parcial do cimento por resíduo de tabaco. O trabalho foi realizado na Ufla, no laboratório de Estruturas do curso de Engenharia Civil. O delineamento experimental foi feito através da substituição de 1 a 5% do cimento por resíduo de tabaco, tendo a matriz cimentícia a seguinte composição controle: cimento, cal agrícola, poliéster carboxílico (ADVA) e hidroxipropilmetilcelulose (HPMC) na proporção de 70%, 30%, 1%, 1% respectivamente, além do resíduo de tabaco em detrimento do cimento e da água que variou de 30 a 40% do valor da massa do cimento. A fabricação dos corpos de prova foi obtida pelo processo de extrusão, na sequência entraram em processo de cura por 28 dias e posteriormente realizou-se os testes físicos e mecânicos. O resíduo do tabaco advindo do cigarro, contém extrativos químicos que podem inibir a cura da pasta do cimento. Através do tratamento feito no resíduo do tabaco, o percentual da inibição da cura da pasta do cimento diminuiu de 65,79 para 37,51%, tendo sido classificado este resultado como inibição intermediária. Os outros resultados serão divulgados em breve, posteriormente ao processamento dos outros resultados.  


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - ANDRE GERALDO CORNELIO RIBEIRO - DAM/EENG (Suplente)
Presidente - FATIMA RESENDE LUIZ FIA (Membro)
Externo ao Programa - MAYKMILLER CARVALHO RODRIGUES - DEG/EENG (Membro)
Externo ao Programa - PRISCILLA ABREU PEREIRA RIBEIRO - DEG/EENG (Membro)
Externo ao Programa - RAFAEL FARINASSI MENDES - DEG/EENG (Membro)
Notícia cadastrada em: 08/11/2021 21:03
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 14/05/2024 15:13