Banca de QUALIFICAÇÃO: GEOVANI MARQUES LAURINDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GEOVANI MARQUES LAURINDO
DATA: 05/05/2022
LOCAL: google meet

COMPOST BARN: ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE VACAS LEITEIRAS E USO DA CAMA COMO ADUBO ORGÂNICO

Confinamento. Inteligência Artificial. Comportamento Animal.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Engenharia Agrícola
SUBÁREA: Máquinas e Implementos Agrícolas

Produtores de leite visam produções de leite cada vez mais altas e com melhor viabilidade econômica e ambiental e, para isso, boas práticas de manejo e novos métodos no confinamento estão sendo desenvolvidos e aperfeiçoados, buscando maior conforto aos animais e melhores condições de sanidade do rebanho leiteiro, de forma a refletir na qualidade e aumento da produção. Esta tese foi dividida em três capítulos, sendo o primeiro composto por uma revisão bibliográfica sobre os temas que serão discutidos no segundo e terceiro capítulos. O segundo capítulo trata da avaliação dos comportamento de vacas leiteiras em confinamento e o terceiro aborda o uso do composto produzido pelo sistema. Este trabalho visa gerar conhecimento do comportamento das vacas leiteiras em confinamento tipo compost barn e também avaliar o uso do composto orgânico produzido por este sistema de confinamento. O comportamento das vacas foi avaliado por meio de filmagens de câmera fixa no local e foi feita análise visual e também por meio de software de inteligência artificial. Já a avaliação do uso do composto foi feita por testes em vaso com diferentes doses de adubação utilizando a planta de girassol como planta teste. Foi detectado que o gado leiteiro tem preferência por ficar deitado em repouso e observou-se eficiência no uso de inteligência artificial para avaliação das imagens. Dentre as doses testadas a melhor foi de 125g, apresentado resultados positivos com relação ao crescimento das plantas e também na produção de grãos. Pode ser constatado então que o uso de softwares na avaliação de imagens para identificação de comportamento animal é efetivo e o uso do composto gera resultados positivos e possivelmente economia ao produtor.

Externo à Instituição - RAFAELLA RESENDE ANDRADE - UniFi (Suplente)
Externo ao Programa - PATRICIA FERREIRA PONCIANO FERRAZ - DEA/EENG (Membro)
Presidente - GABRIEL ARAUJO E SILVA FERRAZ (Membro)
Externo à Instituição - FREDERICO MÁRCIO CORRÊA VIEIRA - UTFPR (Membro)