Banca de DEFESA: GEOVANI MARQUES LAURINDO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GEOVANI MARQUES LAURINDO
DATA: 29/07/2022
LOCAL: google meet

COMPOST BARN: ESTUDO DO COMPORTAMENTO VACAS LEITEIRAS E USO DA CAMA COMO ADUBO ORGÂNICO

Confinamento. Inteligência Artificial. Comportamento Animal.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Engenharia Agrícola
SUBÁREA: Máquinas e Implementos Agrícolas

Produtores de leite visam produtividades cada vez maiores e com melhor viabilidade econômica e ambiental. Para isso, boas práticas de manejo e novos métodos no confinamento estão sendo desenvolvidos e aperfeiçoados, buscando maior conforto aos animais e melhores condições de sanidade do rebanho leiteiro, de forma a refletir na qualidade e aumento da produção. Esta tese foi dividida em três capítulos, sendo o primeiro composto por uma revisão bibliográfica sobre os temas que serão discutidos no segundo e terceiro capítulos. O segundo capítulo trata da avaliação do posicionamento de vacas leiteiras em confinamento e o terceiro aborda o uso do composto produzido pelo sistema. Este trabalho visa gerar conhecimento a respeito do comportamento das vacas leiteiras em confinamento tipo compost barn e também avaliar o uso do composto orgânico produzido por este sistema de confinamento. O experimento foi realizado durante o ano de 2020, em uma propriedade rural no município de Itaguara – MG, com vacas da raça girolando. Os os principais comportamentos identificados foram o de posição deitada e em pé. O posicionamento das vacas foi avaliado por meio de filmagens de uma câmera fixa na frente do galpão. Foram realizadas filmagens entre março e novembro e feita análise visual e também por meio de software de inteligência artificial Yolo v3. Já a avaliação do uso do composto foi feita por testes em vasos com plantas de girassol, com diferentes doses de adubação sendo elas 0, 5, 25 125g por vaso. Foi detectado que o gado leiteiro apresentou preferência por ficar deitado em repouso e observou-se eficiência no uso de inteligência artificial para avaliação das imagens. Dentre as doses testadas a melhor foi de 125g, apresentado resultados positivos com relação ao crescimento das plantas e também na produção de grãos. Pode ser constatado então que o uso de softwares na avaliação de imagens para identificação de comportamento animal é efetivo e o uso do composto gera resultados positivos e possivelmente economia ao produtor.

Externo à Instituição - RAFAELLA RESENDE ANDRADE - UniFi (Suplente)
Externo ao Programa - RAFAEL PERON CASTRO - DAG/ESAL (Membro)
Externo ao Programa - PEDRO CASTRO NETO - DEA/EENG (Membro)
Externo ao Programa - PATRICIA FERREIRA PONCIANO FERRAZ - DEA/EENG (Suplente)