Banca de QUALIFICAÇÃO: ROMÁRIO DE SOUSA ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROMÁRIO DE SOUSA ALMEIDA
DATA: 29/09/2022
LOCAL: Online

AVALIAÇÃO DO AMBIENTE TÉRMICO NO CULTIVO PROTEGIDO DE MUDAS DE Passiflora edulis Sims ADUBADAS COM CAMA DO COMPOST BARN E IRRIGADAS COM ÁGUA RESIDUÁRIA DOMÉSTICA TRATADA

Ambiência em cultivo protegido, Ambiência vegetal, Cultura do maracujá, Adubação orgânica, Reaproveitamento de resíduos, Agricultura sustentável.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Engenharia Agrícola
SUBÁREA: Construções Rurais e Ambiência

A ambiência vegetal é o conjunto de elementos que compõe as condições micrometeorológicas da área/espaço de produção, visando obter as melhores condições para o desenvolvimento das plantas e maior produtividade. O monitoramento e a caracterização do comportamento das variáveis no ambiente protegido sofrem influência do material de cobertura, ambiente, época do ano e local de produção, visam verificar as oscilações dessas variáveis e as possíveis ações de manejo do ambiente para a planta, evitando ou reduzindo estresses na cultura e proporcionando maior produtividade. A produção vegetal é afetada principalmente pela radiação, concentração de CO2, temperatura, umidade relativa e velocidade do ar. Passiflora edulis (maracujá amarelo) é uma das espécies frutíferas mais cultivadas no Brasil. Apresenta grande potencial produtivo e de comercialização. O Brasil é o maior produtor e consumidor do mundo, se destacando no agronegócio da produção de frutas e contribuindo para o desenvolvimento do setor agropecuário. Para formação adequada das mudas, a composição dos substratos é essencial para assegurar a produtividade. No entanto, os substratos comerciais elavam os custos de produção. Consoante a isso, a possibilidade de utilização de materiais orgânicos oriundos de animais criados sob confinamento tende a reduzir estes custos, favorecendo economicamente os produtores. Diante das possibilidades, têm-se a cama do sistema Compost barn (CB), que pode ser utilizada como fertilizante orgânico. Visando mitigar as problemáticas oriundas do desperdício de água e suprir a deficiência hídrica, o reuso de água surge como uma alternativa viável para a agricultura irrigada. Proporcionando benefícios como: substituição parcial de fertilizantes devido a presença de macro e micronutrientes presentes na água; redução da quantidade de efluente descartado diretamente em corpos hídricos e economia de água de boa qualidade, viabilizando o seu uso para fins mais nobres. Ante o exposto, a hipótese deste projeto é que o efeito do ambiente térmico em casa de vegetação pode influenciar a qualidade das mudas de P. edulis produzidas a partir da irrigação com diferentes concentrações de água residuária doméstica tratada, associada à adubação orgânica com cama do Compost Barn.

Interno - TADAYUKI YANAGI JUNIOR (Suplente)
Externo ao Programa - LEONARDO SCHIASSI - DEA/EENG (Membro)
Externo ao Programa - FELIPE SCHWERZ - DEA/EENG (Membro)
Externo à Instituição - ALLAN ALVES FERNANDES - Unipampa (Membro)