Banca de DEFESA: ROMÁRIO DE SOUSA ALMEIDA

DISCENTE: ROMÁRIO DE SOUSA ALMEIDA
DATA: 18/01/2023
LOCAL: Online, no Google Meet

CULTIVO PROTEGIDO DE MUDAS DE MARACUJÁ AMARELO (Passiflora edulis Sims) IRRIGADAS COM CONCENTRAÇÕES DE ÁGUA RESIDUÁRIA DOMÉSTICA TRATADA EM DIFERENTES SUBSTRATOS COM CAMA DE COMPOST BARN

Compost Barn. Reaproveitamento de resíduos. Reúso de água. Sustentabilidade.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Engenharia Agrícola
SUBÁREA: Construções Rurais e Ambiência
ESPECIALIDADE: Engenharia de Construções Rurais

A ambiência vegetal é o conjunto de elementos que compõe as condições micrometeorológicas da área/espaço de produção, visando obter as melhores condições para o desenvolvimento das plantas e maior produtividade. O monitoramento e a caracterização do comportamento das variáveis no ambiente protegido sofrem influência do material de cobertura, ambiente, época do ano e local de produção, além disso, visam verificar as oscilações dessas variáveis e as possíveis ações de manejo do ambiente para a planta, evitando ou reduzindo estresses na cultura, proporcionando maior produtividade. A produção vegetal é afetada principalmente pela radiação, CO2, temperatura, umidade relativa, bem como, da temperatura superficial dos substratos. O maracujá amarelo (Passiflora edulis Sims) é uma das espécies frutíferas mais cultivadas no Brasil. Apresenta grande potencial produtivo e de comercialização. O Brasil é o maior produtor e consumidor do mundo, se destacando no agronegócio da produção de frutas e contribuindo para o desenvolvimento do setor agropecuário. Para formação adequada das mudas, a composição dos substratos é essencial para assegurar a produtividade. No entanto, os substratos comerciais elavam os custos de produção. Consoante a isso, a possibilidade de utilização de materiais orgânicos oriundos de animais criados sob confinamento tende a reduzir estes custos, favorecendo economicamente os produtores. Diante das possibilidades, têm-se a cama do sistema Compost barn (CB), que pode ser utilizada como fertilizante orgânico. Visando mitigar as problemáticas oriundas do desperdício de água e suprir a deficiência hídrica, o reúso de água surge como uma alternativa viável para a agricultura irrigada, proporcionando benefícios como: substituição parcial de fertilizantes devido à presença de macro e micronutrientes presentes na água; redução da quantidade de efluente lançado diretamente em corpos hídricos e economia de água de boa qualidade, viabilizando o seu uso para fins mais nobres. Ante o exposto, a hipótese da pesquisa é de que o cultivo protegido de mudas de maracujá amarelo, irrigadas com diferentes concentrações de água residuária doméstica tratada em diferentes formulações de substratos poderá promover o crescimento das mudas com maior vigor, além de contribuir para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável.

Interno - ALESSANDRO TORRES CAMPOS (Membro)
Externo à Instituição - ALLAN ALVES FERNANDES - Unipampa (Membro)
Externo à Instituição - ENILSON DE BARROS SILVA - UFVJM (Suplente)
Externo ao Programa - LEONARDO SCHIASSI - DEA/EENG (Suplente)