Banca de QUALIFICAÇÃO: LUZIA BATISTA MOURA

DISCENTE: LUZIA BATISTA MOURA
DATA: 23/08/2023
LOCAL: Online, no Google Meet

Reaproveitamento do Resíduo de Compost Barn para Produção de Mudas de Café Arábica (Coffea arabica L.) em Ambiente Protegido

Compost Barn. Resíduo agrícola. Cafeicultura. Sustentabilidade.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Engenharia Agrícola
SUBÁREA: Construções Rurais e Ambiência

A cafeicultura brasileira representa uma importante atividade no setor agropecuário do país e, por isso, requer tecnologias inovadoras para a produção de mudas, que é um dos insumos mais importantes na implantação da lavoura cafeeira. Nesse sentindo, para formação adequada das mudas, a composição dos substratos é essencial para assegurar a produtividade, pois é um fator de grande importância para qualidade das plantas produzidas. No entanto, os substratos comerciais possuem boa aceitação no mercado e são considerados de boa qualidade, porém, eles implicam em custos elevados de produção. Para minimização de gastos com esses insumos, faz-se necessária a realização de pesquisas que visem o aproveitamento econômico de resíduos orgânicos. Visando mitigar as problemáticas oriundas do descarte inadequado dos resíduos orgânicos dos sistemas de Compost Barn (CB), dando uma destinação ambientalmente adequada, surge como uma das alternativas sustentáveis para sanar essa problemática, a utilização do resíduo da decomposição final do processo de compostagem do Compost Barn na formulação dos substratos para produção de mudas de café arábica. Além disso, outro fator que pode influenciar na produção de mudas são as variáveis micrometeorológicas, dessa forma, faz-se necessário o monitoramento e caracterização do comportamento dessas variáveis em ambiente protegido, objetivando verificar suas oscilações, para melhor manejo do ambiente da planta, evitando ou reduzindo estresses na cultura instalada e proporcionando as melhores condições para o desenvolvimento das plantas e maior produtividade. Ante o exposto, a premissa básica do projeto é de que a reutilização do resíduo orgânico do sistema Compost Barn poderá contribuir para produção de mudas de café arábica em ambiente protegido, resultando em plantas de maior vigor, contribuindo para uma agricultura sustentável.

Externo ao Programa - LEONARDO SCHIASSI - DEA/EENG (Suplente)
Externo ao Programa - FELIPE SCHWERZ - DEA/EENG (Membro)
Externo à Instituição - ALLAN ALVES FERNANDES - Unipampa (Membro)
Presidente - ALESSANDRO TORRES CAMPOS (Membro)