Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MATHEUS JULIEN FERREIRA BAZZANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATHEUS JULIEN FERREIRA BAZZANA
DATA: 04/04/2022
HORA: 14:00
LOCAL: google meet (https://meet.google.com/ewm-jonv-wpd)
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO DE SENSORES ELETROQUÍMICOS PARA A DETERMINAÇÃO DE AMOXICILINA E ÁCIDO CLAVULÂNICO EM AMOSTRAS CÁRNEAS POR VOLTAMETRIA DE REDISSOLUÇÃO.


PALAVRAS-CHAVES:

QuEChERS; Voltametria de redissolução; Voltametria Cíclica; Técnicas de pré-concentração.


PÁGINAS: 65
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Analítica
RESUMO:

A demanda mundial pela produção de alimentos de origem animal fez com que a pecuária se desenvolvesse rapidamente. No Brasil a pecuária contribui significativamente com Produto Interno Bruto (PIB) nacional anualmente sendo responsável pelo aumento de 2,0 % na avaliação realizada no ano de 2020.

A crescente evolução no setor pecuário nacional e internacional está atrelado a administração de medicamento veterinário que contribuem expressivamente para produção e crescimento de animais destinados ao consumo humano, uma vez que, auxiliam no tratamento e prevenção de doenças em grande escala.

Apesar dos benefícios associados ao uso de medicamentos veterinário para fins produtivos, o uso inadequado dessas substâncias está associado a contaminação residual de alimentos de origem animal, comprometendo a segurança alimentar. Entre contaminantes alimentares, estão os β-lactâmicos, que são antibióticos derivados da penicilina que atuam na inibição do crescimento bacteriano por meio do impedimento da biossíntese da parede celular desses microrganismos.

Entre os antibióticos dessa classe os mais utilizados na criação de animais são a amoxicilina (AMX) e o ácido clavulânico (ACV). Devido aos perigos de contaminação residual de alimentos por β-lactâmicos a busca por métodos mais rápidos, simples, preciso e com boa sensibilidade para a determinação dessa classe de compostos começaram a ser proposto.

Uma alternativa aos métodos tradições para a análise de β-lactâmicos são os métodos eletroquímicos, considerados altamente sensíveis, de baixo custo, com baixo consumo de solventes tóxicos e análises rápidas.
Assim o objetivo desse projeto foi desenvolver um sensor eletroquímico modificado com zeólita desaluminada com ácido cítrico utilizando voltametria de redissolução com etapa de pré concentração em circuito aberto para o monitoramento de AMX e ACV amostras cárneas, utilizando QuEChERS como preparo de amostras. Os resultado preliminares apresentaram um bom potencial de aplicação, com baixo tempo de pré-concentração, boa linearidade e repetibilidade.

MEMBROS DA BANCA:
Interno - ZUY MARIA MAGRIOTIS (Membro)
Externo à Instituição - LEONARDO LUIZ OKUMURA - UFV (Membro)
Externo ao Programa - FABIANA DA SILVA FELIX - DQI/ICN (Suplente)
Externo à Instituição - DJENAINE DE SOUZA - UFU (Membro)
Presidente - ADELIR APARECIDA SACZK (Membro)
Notícia cadastrada em: 17/03/2022 08:28
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 12/05/2024 03:36