Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA FRANCOZO VILELA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELA FRANCOZO VILELA
DATA: 14/03/2023
HORA: 08:00
LOCAL: Auditório do Departamento de Física
TÍTULO:

Desenvolvimento de Sensor Eletroquímico Modificado com Materiais Carbonáceos para Determinação de Compostos Orgânicos


PALAVRAS-CHAVES:

ácido nicotínico, técnicas voltamétricas, sensores eletroquímicos modificados, biocarvão de murumuru, filme. polimérico.


PÁGINAS: 32
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Analítica
ESPECIALIDADE: Eletroanalítica
RESUMO:

O ácido nicotínico (AN) é a principal forma livre da vitamina B 3 , que atua diretamente no metabolismo de macronutrientes, redução de colesterol e síntese das coenzimas nicotinamida adenina dinucleotídeo (NAD) e nicotinamida adenina dinucleotídeo fosfato (NADP). Sua deficiência no organismo humano é capaz causar pelagra, doença que atinge o sistema nervoso, digestivo e cutâneo, podendo levar à morte. No entanto, seu consumo em excesso pode causar hepatotoxicidade e outras complicações clínicas severas. Neste sentido, torna-se necessário o desenvolvimento de métodos analíticos para monitorar este composto em produtos alimentícios. A técnica de cromatografia líquida de alta eficiência com detector por arranjo de diodos (HPLC-DAD) é utilizada para determinação de AN, porém, apresenta elevado tempo de análise e alto custo. Sendo assim, técnicas voltamétricas podem ser uma alternativa as técnicas cromatográficas, pois apresentam menor custo associado as análises e são mais rápidas. O desenvolvimento de eletrodos modificados com materiais carbonáceos, como o biocarvão de murrmuru, podem melhorar a sensibilidade e seletividade dos métodos voltamétricos, já que a interação entre o eletrodo e o analito pode ser ampliada devido a propriedades físico-químicas desse modificador. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um sensor eletroquímico de com eletrodo de ouro, modificado com filme de quitosana e biocarvão de murumuru para determinação AN em amostras alimentícias. Para o desenvolvimento do método de determinação do AN serão avaliados pH e eletrólito de suporte, proporção de modificador e volume da gota para formação do filme sobre o eletrodo de ouro. Por meio da técnica de voltamétria cíclica (CV), será avaliada a área efetiva do eletrodo modificado e o processo de transferência de massa do analito. O método eletroanalítico para determinação de AN será desenvolvido pela técnica de voltametria de pulso diferencial (DPV), em que, serão otimizados os parâmetros analíticos de desempenho: LOD, LOQ, faixa linear, coeficiente de determinação e repetibilidade. A metodologia desenvolvida será validada e comparada com metodologias cromatográficas e eletroanalíticas já desenvolvidas para o AN. A partir dos resultados que serão obtidos espera-se que o método desenvolvido seja sensível e reprodutível.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - ZUY MARIA MAGRIOTIS (Suplente)
Externo ao Programa - TATIANA CARDOSO E BUFALO - DFI/ICN (Membro)
Externo à Instituição - LEONARDO LUIZ OKUMURA - UFV (Membro)
Interno - JENAINA RIBEIRO SOARES (Membro)
Presidente - ADELIR APARECIDA SACZK (Membro)
Notícia cadastrada em: 26/02/2023 12:31
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 11/05/2024 18:28