Banca de DEFESA: DÉBORA DA SILVA MACULAN FERNANDES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DÉBORA DA SILVA MACULAN FERNANDES
DATA: 31/03/2023
LOCAL: on line

Síntese multicomponente de hexaidroquinolinas e a formação de complexos de inclusão com ciclodextrinas

Reação multicomponente.  Poliidroquinolina.  Complexo de inclusão

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

Pretendeu-se com esse trabalho investigar a possibilidade de aumentar a biodisponibilidade de moléculas de hexaidroquinolinas (HQs) por meio da produção de complexos de inclusão (CIs) com ciclodextrinas (CDs). Para isso, foi realizada a síntese multicomponente de seis moléculas de HQs em almofariz e pistílo, diferentes aldeídos aromáticos (1 mmol), dimedona (1 mmol) ou 5,5-dimetilcicloexa-1,3-diona (1 mmol), acetoacetato de etila (1 mmol) e acetato de amônio (2 mmol) foram macerados obtendo-se os derivados hexaidroquinolínicos, confirmados por meio de técnicas de espectroscopia por ressonância magnética nuclear (RMN de 1H e 13C) (600 MHz) e espectroscopia na região do infravermelho com transformada de Fourier (FTIR). Os resultados mostraram em todos os espectros um singleto na região entre 5,0 e 4,0 ppm indicando que o sistema 1,4-DHP está presente nas estruturas e na forma não oxidada. Os sinais na região de olefínicos e aromáticos também confirmam os padrões de substituição de todas as substâncias. Uma das moléculas sintetizadas (HQ1) foi escolhida para a formação do CI. E a seleção das melhores ciclodextrinas ocorreu por meio dos experimentos de isoterma de solubilidade com uma ciclodextrina nativa e tres modificadas: β-ciclodextrina (β-CD), hidroxipropil- β-ciclodextrina (HPCD), metil-β-ciclodextrina (MeCD) e sulfobutiléter-β-ciclodextrina (SBECD). As isotermas de solubilidade conseguiram exprimir o quanto cada CD poderia melhorar a solubilidade da HQ1, sendo a SBECD, a melhor delas, seguida da MeCD, que foram as escolhidas para a formação dos CIs que foram preparados nas razões molares de 1:1 e 1:2. Massas equimolares de HQ1 e de cada CD foram misturadas e colocadas em um rotaevaporador a temperatura ambiente por duas horas, utilizando acetona como solvente, totalmente eliminada por evaporação. Os produtos obtidos foram ressuspensos, congelados e liofilizados, confirmados por meio das técnicas descritas anteriormente (RMN de 1H e FTIR), acrescidas de RMN bidimensionais (ROESY) e calorimetria diferencial exploratória (DSC). Modificações nos deslocamentos químicos puderam ser vistas nos RMN de 1H o que comprova a formação dos CIs, o ROESY mostrou correlações importantes que confirmaram a entrada da molécula de HQ1 na cavidade das duas CDs testadas. Nos complexos de SBECD a entrada ocorreu pela boca mais estreita e para MeCD a HQ1 entrou na cavidade mais larga, em ambos os complexos. O DSC apresentou um deslocamento do ponto de fusão da HQ1 em todos os termogramas dos CIs. O FTIR mostrou mudanças nos perfis dos gráficos dos compostos puros em comparação aos dos CIs. Para comprovar a melhoria na taxa de liberação da molécula em água foram realizados ensaios de dissolução in vitro onde a solubilidade da molécula ficou cerca de três vezes maior do que para a molécula pura. Diante disso, pode se dizer que a formação dos complexos de inclusão entre as ciclodextrinas e a molécula de hexaidroquinolina propiciou o aumento da solubilidade em água, taxa de dissolução in vitro, o que pode melhorar a biodisponibilidade, taxa de liberação e estabilidade dessa molécula.

Externo à Instituição - Vagner Romito de Mendonça - IFSP - PTB (Membro)
Presidente - SERGIO SCHERRER THOMASI (Membro)
Externo à Instituição - PRICILA MARIA BATISTA CHAGAS - UFLA (Membro)
Interno - LUCIANA DE MATOS ALVES PINTO (Suplente)