Notícias

Banca de DEFESA: THOMAZ TASSINARI

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THOMAZ TASSINARI
DATA: 08/03/2019
HORA: 08:00
LOCAL: Anfiteatro do Núcleo de Engenharia de Água e Solo
TÍTULO:

Hidrologia e solos da Serra Fina: resposta da vazão de cursos d'água à eventos de precipitação e influência da visitação em atributos físico hídricos do solo


PALAVRAS-CHAVES:

Propriedades fisico-hídricas dos solo, precipitação, escoamento


PÁGINAS: 135
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Engenharia Agrícola
SUBÁREA: Engenharia de Água e Solo
ESPECIALIDADE: Conservação de Solo e Água
RESUMO:

As trilhas em unidades de conservação, embora desempenhem o papel fundamental de proporcionar o deslocamento para visitação, também são importantes vetores de desequilíbrios e transformações do ambiente que às circundam. O monitoramento da influência do trânsito pedestre em atributos do solo foi avaliado em duas trilhas localizadas em vertentes da Serra Fina, que culmina na Pedra da Mina, pico mais alto da Serra da Mantiqueira e o quarto mais alto do Brasil. Trata-se de um importante hotspot da biodiversidade mundial, que engloba relevante porção da mata atlântica, com pronunciada amplitude altitudinal. Foram encontradas diferenças significativas na densidade do solo, condutividade hidráulica do solo saturado, porosidade total, umidade de saturação e capacidade de campo entre os tratamentos. Foram aplicadas análises de variância, teste de Tukey e uma análise de componentes principais aos resultados para aprofundar a compreensão dos fenômenos. O pisoteio causou compactação em ambos locais estudados, porém em diferentes níveis.  A trilha da Serra Fina apresentou-se mais suscetível às transformações ocasionadas pelo trânsito pedestre que a trilha da Floresta Nacional de Passa Quatro.

Ainda, foi realizado monitoramento de vazão de cursos d’água localizados em três pontos ao longo da bacia hidrográfica do Rio Pinhão Assado. Dois sensores foram instalados acima de dois mil metros de altitude e um localizado próximo à foz permitiram a identificação de relações entre a precipitação, também monitorada in loco, o comportamento das vazões, permitindo o parcionamento dos escoamentos para eventos específicos de precipitação.

            A caracterização de perfis de solo ao longo da formação geológica da Serra Fina foi realizada. Os resultados obtidos das análises serviram para a precisa classificação dos solos ao longo da topossequência avaliada. Atributos de terreno obtidos por meio de ferramentas de geoprocessamento foram empregados para avaliar e sustentar um modelo de distribuição de textura e dos tipos de solo na região de estudo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - GILBERTO COELHO
Interno - LIVIA ALVES ALVARENGA
Interno - LUIZ FERNANDO COUTINHO DE OLIVEIRA
Interno - MARCELO RIBEIRO VIOLA
Externo ao Programa - BRUNO MONTOANI SILVA - DCS
Externo à Instituição - ROSÂNGELA FRANCISCA DE PAULA VÍTOR MARQUES - UNINCOR
Externo à Instituição - DANIEL BRASIL FERREIRA PINTO - UFVJM
Notícia cadastrada em: 26/02/2019 14:35
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 07/05/2024 07:13