Banca de DEFESA: LUCAS CARDOSO LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCAS CARDOSO LIMA
DATA: 12/04/2019
LOCAL: Anfiteatro DRS

AVALIAçãO DO EFLUENTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PARA OBTENçãOS DE VALORES CINéTICOS

Matéria orgânica, saneamento, UFLA

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Engenharia Agrícola

Com o crescente apelo em relação às questões ambientais de gerenciamento da água, devido à sua escassez em diversos locais do Brasil, o tratamento e o reúso de efluentes gerados em grande e pequena escala têm cada vez mais importância. A maior parte da água potável, após ser utilizada nas atividades domésticas e industriais, muitas vezes é descartada, sem tratamento, nos cursos d’água. Estas atividades são responsáveis pela produção de quantidades consideráveis de materiais poluentes, que se não forem retirados, podem prejudicar a qualidade dos recursos hídricos, comprometendo a vida aquática, e também, todas os usos que possam ser dados a este recurso. Neste contexto, as estações de tratamentos de efluentes (ETEs), por meio de processos físicos, químicos e biológicos têm como finalidade a redução das cargas poluidoras do esgoto sanitário, e destinação adequada da matéria residual resultante do tratamento. Diante do exposto, essa pesquisa objetivou-se analisar a combinação de reator anaeróbio de manta de lodo e fluxo ascendente, filtro biológico aerado submerso e sistema alagado construído para o tratamento de esgoto sanitário da Universidade Federal de Lavras. O experimento foi instalado nas dependências da estação de tratamento de esgoto da própria universidade, onde foi divido em 5 fases, assim distribuídas: Fase 1 – dias 1 a 148; Fase 2 – dias 149 a 235; Fase 3 – dias 236 a 330; Fase 4 – dias 331 a 418 e Fase 5 – dias 418 a 526; totalizando em cada fase 148, 87, 95, 88 e 108 dias de monitoramento, respectivamente totalizando 526 dias em campo. Os tempos de detenção hidráulica foram de 40, 30, 20, 16 e 12 horas respectivamente para cada fase. Ao longo do período de monitoramento foram coletadas amostras afluente e efluente de cada unidade de tratamento duas vezes na semana para análises de rotina, onde foram realizadas no Laboratório de Análise de água do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (LAADEG), seguindo a metodologia proposta american public health association. Utilizou-se do software Statistica 8.0 para geração das estatísticas utilizadas nessa pesquisa. Analisando o experimentos em duas fases, antes e após o acionamento da segunda elevatória da veterinária da universidade, os parâmetros pH, sólidos totais e nitrogênio apresentaram diferença estatísticas, enquanto a condutividade elétrica, demanda biológica e química de oxigênio além do fósforo, não apresentaram diferenças estatísticas. A produção de lodo no processo de partida sem inoculo, não apresentou boa formação do lodo, contudo, durante o processo o reator Rafa, não apresentou instabilidades operacionais, nessa etapa o reator apresentou eficiências de remoção de 20% para 25% para sólidos voláteis totais. As médias de monitoramento das cinco fases estudadas, apresentam um pH com valores 8,14; 8,28; 7,51; 7,43 e 7,74 respectivamente para a entrada, reatores Rafa, Fba’s, Decantador e Sac. As eficiências médias para demanda biológica e química de oxigênio foram na faixa de 59, 83 e 89 a 95% respectivamente de remoção de matéria orgânica. Para eficiência de remoção de nutrientes durante a pesquisa as faixas foram de 69, 88 e 41,53 % respectivamente para nitrogênio e fósforo. Os valores obtidos da cinética obtidos foram: coeficiente de crescimento 0,56 mg mg-1 d-1 decaimento endógeno 0,13 d-1 taxa máxima de crescimento microbiano 0,21 d-1 concentração do substrato limitante 1.405 mg L-1. A produção de total de capim tiftin-85 foi de 238 t ha-1, apresentando boas eficiências extratoras de nutrientes 20 e 13% respectivamente para nitrogênio e fósforo. Após os 526 dias de experimento em campo, foi possível observar que o tempo da primeira fase não foi suficiente para formação do lodo, contudo, apresentou boa estabilidade. As eficiências globais para todos os parâmetros analisados, apresentaram boas eficiências, com exceção da série de sólidos. A configuração utilizada neste trabalho apresentou bom desempenho para remoção de poluentes oriundos da Universidade Federal de Lavras.

Presidente - RONALDO FIA
Externo ao Programa - CLAUDIO MILTON MONTENEGRO CAMPOS - DEG
Externo ao Programa - FATIMA RESENDE LUIZ FIA - DRS
Externo ao Programa - MATEUS PIMENTEL DE MATOS - DRS