Banca de QUALIFICAÇÃO: MATEUS ALEXANDRE DA SILVA

DISCENTE: MATEUS ALEXANDRE DA SILVA
DATA: 24/08/2020

Previsão da precipitação pluvial na região metropolitana de Belo Horizonte utilizando redes neurais artificiais.

Ciclo Hidrológico, ENOS, Recursos Hídricos, Variáveis Climáticas.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Engenharia Agrícola
SUBÁREA: Engenharia de Água e Solo
A precipitação possui grande importância por ser a principal fonte de entrada de água no ciclo hidrológico, contudo, quando em déficit ou excesso pode ocasionar diversos danos materiais e à vida. Visto sua importância, métodos que preveem a precipitação em um futuro breve ou distante de maneira assertiva, auxiliam a mitigar estes danos e proporcionam as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de um planejamento adequado aos usos dos recursos hídricos. Com isso, objetiva-se por meio da presente pesquisa, desenvolver redes neurais artificiais capazes de prever com precisão a precipitação e a ocorrência do fenômeno ENOS, além de estabelecer relações entre a temperatura e o regime de precipitação.  Para tal, serão utilizadas séries históricas de precipitação, temperatura, velocidade do vento e umidade relativa de cinco municípios da mesorregião metropolitana de Belo Horizonte, sendo estes, Belo Horizonte, Conceição do Mato Dentro, Ibirité, Florestal e Sete Lagoas. Inicialmente, serão utilizados os valores de lâmina precipitada observados nos municípios do estudo nos anos de 1970 a 1999 para a previsão das precipitações ocorridas nos anos de 2000 a 2009 por meio da distribuição Gama e das redes neurais artificiais, com a finalidade de comparar a eficiência destes métodos. Posteriormente, os dados de precipitação, temperatura, velocidade do vento e umidade relativa, aliados à dados sobre ocorrência do fenômeno ENOS, também entre os anos de 1970 a 1999, serão utilizados no treinamento das redes neurais artificiais, objetivando prever a precipitação nos anos de 2000 a 2009, ao estabelecer relações entre estas variáveis climáticas e a precipitação, prevendo também possíveis ocorrências do fenômeno ENOS. Por fim, os dados de precipitação e temperatura dos anos de 1970 a 1999 serão utilizados no treinamento das redes neurais artificiais objetivando que estas estabeleçam uma relação entre temperatura e  precipitação, a fim de prever a precipitação nos anos de 2000 a 2009 ao fornecer 6 cenários de mudanças de temperatura do ar em que ocorrerão acréscimos ou decréscimos de temperatura distribuídos em 10 anos.

Externo ao Programa - CAMILA SILVA FRANCO - DRS/ESCOLAENG (Suplente)
Externo ao Programa - DANTON DIEGO FERREIRA - DAT/ESCOLAENG (Membro)
Interno - FELIPE SCHWERZ (Membro)
Interno - LUIZ FERNANDO COUTINHO DE OLIVEIRA (Suplente)