Banca de QUALIFICAÇÃO: ALICE RAQUEL CAMINHA

DISCENTE: ALICE RAQUEL CAMINHA
DATA: 08/07/2021

Dinâmica hidrológica em áreas de recarga de nascentes

Nascentes; Áreas de recarga; Atributos físico-hídricos do solo; Recarga subterrânea.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Engenharia Agrícola
SUBÁREA: Engenharia de Água e Solo

A capacidade de produção de água das nascentes tem se tornado um tema cada vez mais importante para
gestão dos recursos hídricos, frente à crescente demanda de água para consumo humano e ao elevado custo
de tratamento, quando esta é captada em mananciais superficiais impactados. Contudo, apesar da grande
disponibilidade de recursos subterrâneos no Brasil, a manutenção dos níveis do lençol freático e,
consequentemente, a conservação da capacidade de produção de água das nascentes dependem da recargasubterrânea, principalmente a que ocorre nas chamadas áreas de recarga. A dinâmica do processo recarga-descarga é resultado da interação entre clima, geomorfologia, relevo, tipo de cobertura vegetal,comportamento dos atributos físico-hídricos do solo e tamanho da área de recarga. Porém, por depender de diversos fatores e por possuir alta variabilidade espacial e temporal, esse processo ainda é pouco compreendido. Diante do exposto, o objetivo do presente trabalho é gerar informações que deem subsídio ao entendimento da dinâmica hidrológica em áreas de recarga de três nascentes localizadas no município deLavras, MG, bem como melhor compreensão dos fatores que influenciam a capacidade de produção de águadas mesmas. Para isso, a partir de um levantamento topográfico e, posteriormente, por meio de ferramentasSIG, as áreas de recarga de cada nascente serão delimitadas. O monitoramento das vazões será feito trêsvezes por semana, durante o período compreendido entre abril e dezembro de 2021, utilizando calhas Parshall com seção estrangulada de 1” e 2”, já instaladas nos locais. A partir dos dados de vazão, serãoajustados modelos exponenciais segundo a Fórmula de Maillet. A precipitação será monitorada por um pluviômetro instalado próximo às áreas. Além disso, em cada área, serão instalados poços para omonitoramento do nível freático. Para a caracterização físico-hídrica do solo, será feita a determinação da condutividade hidráulica saturada, densidade do solo, densidade de partículas, volume total de poros, umidade volumétrica na capacidade de campo e ponto de murcha permanente, porosidade drenável, capacidade total de armazenamento de água e teor de matéria orgânica. Posteriormente, será feita a distribuição espacial desses atributos, por meio da ferramenta geoestatística krigagem. A estimativa da recarga será feita por meio do método WTF. A partir dos resultados encontrados, espera-se que seja possível compreender melhor a dinâmica hidrológica nas áreas de recarga das nascentes, relacionando a capacidade de produção de água das mesmas ao tamanho da área de recarga, à taxa de recarga subterrânea e aos atributos físico-hídricos dos solos dessas áreas.

Interno - CARLOS ROGERIO DE MELLO (Suplente)
Externo à Instituição - DANIEL BRASIL FERREIRA PINTO - UFVJM (Suplente)
Presidente - GILBERTO COELHO (Membro)
Externo à Instituição - JOSÉ ALVES JUNQUEIRA JÚNIOR - IFSM (Membro)