Banca de QUALIFICAÇÃO: JAQUELINE DOS SANTOS SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAQUELINE DOS SANTOS SOARES
DATA: 10/02/2023
LOCAL: Remoto (sala virtual do Google Meet) - https://meet.google.com/hkm-fxgz-dqw

Avaliação dos impactos causados pelos resíduos da mineração e demais atividades antrópicas na qualidade de água na bacia hidrográfica do rio Paraopeba

rompimento de barragem, índices de qualidade da água, Rio Paraopeba

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Engenharia Agrícola
SUBÁREA: Engenharia de Água e Solo

A alteração na qualidade da água decorre principalmente de atividades antrópicas relacionadas ao uso e ocupação do solo. Dentre elas, destacam-se as de origem urbanas como a destinação final inadequada de resíduos sólidos e efluentes domésticos e industriais, atividades agrícolas e a exploração e o beneficiamento de recursos naturais, como a atividade minerária. Apesar de sua grande relevância econômica, o setor minerário vem sendo caracterizado de forma negativa pela ocorrência de eventos recentes envolvendo o rompimento de barragens de rejeitos como o ocorrido em janeiro de 2019 no estado de Minas Gerais, com a Barragem I no complexo da Mina Córrego do Feijão em Brumadinho. Devido a magnitude dos impactos causados pelo rompimento e por ter sido um dos mais recentes incidentes com barragens ocorrido no país, ainda não se conhece todos os impactos diretos e indiretos, a duração dos mesmos, se são reversíveis e se haverá restabelecimento de condições próximas às anteriores. Nesse sentido, torna-se importante analisar a qualidade da água antes e após o ocorrido, inferindo sobre o nexo causal. Dessa forma, objetiva-se avaliar a qualidade da água da bacia hidrográfica do rio Paraopeba antes e após o rompimento da Barragem I da Mina de Córrego do Feijão em Brumadinho-MG, ponderando também sobre outras possíveis fontes de impactos aos mananciais. Para isso serão utilizados dados de monitoramento de qualidade da água obtidos junto ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) desde o 1° trimestre de 2013 (a partir de janeiro de 2013) até 4° trimestre de 2022. Estes dados serão submetidos a análise estatística por meio de testes não paramétricos utilizando os testes de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis, respectivamente de comparação entre dois e entre mais grupos, com nível de significância de 5%, empregando o software Statistica 10.0. Dessa forma, será feita a comparação do antes e após o rompimento, das estações por variável e por trechos avaliados. Além disso, serão utilizados os índices de qualidade da água (IQA), índice de estado trófico (IET) e índice de contaminação por tóxicos (CT) e modelos matemáticos de decaimento de contaminantes (QUAL-UFMG), fazendo também inferências sobre as condições de saneamento e atividades antrópicas realizadas na bacia e discutindo sobre o nexo causal. Em relação aos dados a serem avaliados, formula-se a hipótese de que o rompimento da Barragem I tenha contribuído com a deterioração da qualidade da água na bacia hidrográfica do rio Paraopeba. Somado a isso, fatores relacionados a falta de saneamento também são agravantes importantes a serem considerados. Sendo assim, espera-se que o presente trabalho possa contribuir com o aprimoramento na gestão dos recursos hídricos na bacia através da análise conjunta dos dados de monitoramento de qualidade da água com as atividades antrópicas desenvolvidas na mesma.

Externo ao Programa - FATIMA RESENDE LUIZ FIA - DAM/EENG (Suplente)
Interno - GILBERTO COELHO (Suplente)
Presidente - MATEUS PIMENTEL DE MATOS (Membro)
Interno - MICHAEL SILVEIRA THEBALDI (Membro)