Banca de QUALIFICAÇÃO: LINCOLN OLIVEIRA MENDES

DISCENTE: LINCOLN OLIVEIRA MENDES
DATA: 19/02/2024
LOCAL: meet.google.com/ove-bexa-gqz

Definição da capacidade de aplicação de água por sistemas de irrigação no Brasil

Irrigação, dimensionamento de projetos, evapotranspiração

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Engenharia Agrícola
SUBÁREA: Engenharia de Água e Solo
ESPECIALIDADE: Irrigação e Drenagem

A irrigação desempenha um papel de suma importância no contexto global, tanto no que diz respeito à produção de alimentos quanto à sustentabilidade dos recursos hídricos. No Brasil, esse cenário é igualmente relevante devido à vasta extensão territorial do país e à sua marcante diversidade climática, tornando a prática da agricultura irrigada indispensável para alcançar níveis desejáveis de produtividade. Diante disso, a adequada concepção e dimensionamento de sistemas de irrigação assumem uma significativa importância, uma vez que projetos bem elaborados demonstram maior eficiência e, consequentemente, proporcionam resultados superiores. O presente estudo foi concebido com o propósito de desenvolver fatores de correção da evapotranspiração para abranger todo o território brasileiro, baseado em totais máximos de 3, 5, 7 e 10 dias. Para o cálculo da evapotranspiração dados provenientes de 587 estações meteorológicas distribuídas pelo país foram obtidos do Instituto Nacional de Meteorologia. Devido a abrangência do território brasileiro e a impossibilidade de se obter dados anteriores, adotou-se o período de janeiro de 2011 a dezembro de 2021 para a realização do estudo. Subsequentemente, aplicou-se a equação de Penman-Monteith para o cálculo da evapotranspiração. Empregando técnicas de geoespacialização, foram gerados mapas que proporcionaram a obtenção de fatores de correção da evapotranspiração para todo o território brasileiro. Observou-se que a utilização dos dados mensais médios reportados pela FAO subestima os valores da evapotranspiração crítica, podendo implicar em perdas na produtividade da agricultura. A utilização de valores adequados de evapotranspiração pode influenciar diretamente na adequada gestão dos recursos hídricos, uma vez que melhora a precisão da elaboração e da execução de projetos de irrigação. Além disso, espera-se uma adequada ferramenta de estimativa de valores críticos de evapotranspiração possa ser utilizada por órgãos gestores de recursos hídricos para a fiscalização e concessão de outorgas.

Externo à Instituição - VINÍCIUS OLIVEIRA SILVA - UFLA (Suplente)
Presidente - LUIZ ANTONIO LIMA (Membro)
Externo à Instituição - JOSÉ ALVES JUNQUEIRA JÚNIOR - UFLA (Membro)
Interno - FELIPE SCHWERZ (Membro)