Banca de DEFESA: JENNIFER DE SOUSA BARROS

LOCAL: Anfiteatro do Setor de Ecologia - DBI 13

"Ecologia e Conservação de Morcegos (CHIROPTERA) em cavernas no sudeste do
Tocantins, Brasil"

Conservação. Cerrado. Chiroptera. Cavernas. Preferências Ecológicas.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia Aplicada

Existem cerca de 180 espécies de morcegos registrados no Brasil, das quais 58 ocorrem em cavernas e 13 são consideradas restritas a cavernas. Muitas espécies de morcegos fazem uso de cavernas como abrigo, pois estas lhe conferem alta estabilidade ambiental e protegem contra predadores e adversidades climáticas, permitindo interação social, reprodução e cuidados parentais. No entanto, a proteção a esses ambientes, foi flexibilizada devido a mudanças feitas na legislação brasileira em 2008, permitindo assim impactos negativos irreversíveis em cavernas sujeitas a licenciamento ambiental. Desta maneira, identificar cavernas que representem importantes abrigos para os morcegos e entender como as características da caverna e da paisagem podem influenciar a seleção de abrigo por parte das espécies torna-se necessário para definir áreas prioritárias para conservação. Assim, o estudo teve como objetivo identificar cavernas prioritárias para a conservação em três municípios no sudeste do Tocantins, levando em consideração a riqueza, a diversidade e a presença de espécies de morcegos ameaçadas e/ou residentes. Além de verificar a influência das variáveis abióticas da caverna e da paisagem sobre a riqueza, sobre a composição das assembleias de morcegos e sobre cada espécie registrada. Para tanto, foram realizadas análises de regressão linear e uma análise multivariada baseada em modelos, com as variáveis da caverna e da paisagem. Foram capturados 585 morcegos, pertencentes a sete famílias e 31 espécies. Quatro espécies ameaçadas foram registradas em 12 cavernas, oito cavernas apresentaram alta diversidade e sete elevadas riquezas. Assim, das 19 cavernas estudadas, 15 cavernas prioritárias foram identificadas para conservação e quatro novos registros foram feitos para o estado de Tocantins. A riqueza e a composição das assembleias de morcegos na região de Aurora do Tocantins, Combinado e Lavandeira são determinadas por fatores internos das cavernas, sendo esta relação mais evidente durante a estação seca. A riqueza está positivamente relacionada com o tamanho das cavernas, sua estabilidade em relação ao ambiente externo e as diferentes temperaturas e níveis de umidade encontrados em seu interior. No entanto, temperaturas médias mais altas e maior heterogeneidade de micro hábitats estão negativamente relacionadas ao número de espécies. Embora a heterogeneidade de micro hábitats não tenha sido correlacionada positivamente com a riqueza, a quantidade de cada um deles teve uma contribuição significativa na variação da composição entre as cavernas, atuando juntamente com o desenvolvimento linear. A variação na composição é um reflexo das preferências específicas de cada espécie, sendo possível observar um padrão geral de relações negativas com temperaturas mais altas e positivas com as outras características da caverna. A paisagem, no entanto, apenas mostrou influência significativa para a presença de algumas espécies, apresentando relações positivas com a porcentagem de áreas preservadas e negativas com a de áreas degradadas. Assim, destaca-se o grande potencial da área para a conservação de espécies ameaçadas e sugere-se a proteção integral de pelo menos as cavernas classificadas com a máxima relevância. Além disso, o presente estudo traz informações relevantes sobre a preferência ecológica dos morcegos para seleção de abrigos que podem ser úteis na tomada de decisões em processos de licenciamento ambiental.

Interno - 1514561 - PAULO DOS SANTOS POMPEU
Presidente - 1288107 - RODRIGO LOPES FERREIRA
Externo à Instituição - VALÉRIA DA CUNHA TAVARES - UFMG
Notícia cadastrada em: 03/04/2018 09:00