Notícias

Banca de DEFESA: ANTONIO JULIO DE MOURA CHAVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO JULIO DE MOURA CHAVES
DATA: 26/07/2018
HORA: 09:00
LOCAL: ANFITEATRO DBI 02
TÍTULO:

"Aspectos ecológicos de uma população de bagres troglófilos do gênero Ituglanis Costa & Bockmann, 1993 do centro-oeste de Minas Gerais, Brasil"


PALAVRAS-CHAVES:

Biologia de populações; Ecologia trófica; Bagres cavernícolas; Bioespeleologia.


PÁGINAS: 63
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia Aplicada
RESUMO:

As cavernas estão entre os habitats menos conhecidos e mais ameaçados, possuindo características marcantes, como tendência à escuridão permanente e à estabilidade ambiental. A ausência de luz implica em ausência de fotossíntese, levando a um quadro de oligotrofia, tornando as cavernas totalmente dependentes do aporte de nutrientes do meio epígeo. Nesse sentido, se faz essencial entender a relação de espécies com o meio subterrâneo, para melhor compreensão da interação de populações com esses ambientes, normalmente escasso em recursos. Dessa maneira, este trabalho teve como objetivo estudar aspectos populacionais e alimentares de bagres do gênero Ituglanis COSTA & BOCKMANN, 1993 encontrados isolados em um pequeno curso d’água, conhecido como riacho da Loca d’Água, no município de Pains (centro-oeste de Minas Gerais). Essa drenagem faz parte de um sistema atípico, conectando, pelo ambiente epígeo, duas cavernas, uma à montante (Loca d’Água de Cima) e outra à jusante (Loca d’Água de Baixo). Destaca-se que esta drenagem surge na caverna à montante (possuindo cárater autogênico) e desaparece em um sumidouro no final da caverna à jusante. Foram realizados dois estudos separadamente. No primeiro, foi conduzido um trabalho de marcação e recaptura, onde foram investigados o tamanho e a densidade populacional, as frequências de comprimento total e a movimentação dos individuais. Os resultados do estudo apontam para uma população relativamente pequena, variando entre 950-1350 indivíduos (densidade: 13,8-19,6 ind/m²) no sistema. Também foi observado comportamento sedentário na população, não sendo registrado nenhum deslocamento dos peixes entre as cavernas. A dieta e o grau de bem-estar foram investigados com base em dados coletados nos anos de 2010 e 2018. Como esperado, foi observado que Ituglanis sp. é uma espécie carnívora (invertívora) generalista, que apesar de predar principalmente insetos (especialmente formas larvais), variou sua dieta de acordo com a disponibilidade de recursos nos diferentes ambientes e anos de coleta. Os resultados desse estudo apontam para uma população aparentemente estável e bem alimentada, mostrando-se completamente adaptada ao meio subterrâneo, mesmo após um período de seca acentuado nos últimos anos, que diminuiu drasticamente o volume de água no sistema e aparentemente vem mantendo isolada a população nas cavernas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1288107 - RODRIGO LOPES FERREIRA
Interno - 1173390 - MARCELO PASSAMANI
Externo à Instituição - ANDREY LEONARDO FAGUNDES DE CASTRO - UFSJ
Notícia cadastrada em: 25/09/2018 16:44
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 15/05/2024 07:56